ANO 2021 – SEMANA LATINO-AMERICANA DE PREVENÇÃO EM AFOGAMENTOS – 15 a 21 de novembro

DIVERSAS AÇÕES OCORRERÃO EM TODA A AMÉRICA LATINA COM APOIO DA ILS. marque @SOBRASA #sela2021

Os vídeos: podem ser utilizados como entrada de seus vídeos.
Os Posts das 5 mensagens para você compartilhar direto, pedindo que seus seguidores multipliquem as dicas.
As faixas para você usar em seus próprios posts criativos.
Marque @SOBRASA e #sela2021 em todos e não altere o conteúdo deles.

VEJA CHAMADA DE 2020, QUEM, QUANDO, COMO E O QUE FAZER?

FAÇA SUA PRÓPRIA CHAMADA DANDO UMA DICA OU CONVIDANDO SEUS SEGUIDORES USANDO NOSSO FLYER E SEU VIDEO

O Objetivo

REDUÇÃO DO NÚMERO DE AFOGAMENTOS – Lutando por águas mais seguras.
Organizado pelos países membros do COMITÊ LATINO-AMERICANO DE SALVAMENTO – CLAS
Executado por qualquer instituição / empresa / individuo que queria participar.

Que atividades podem ser realizadas?

Qualquer atividade de prevenção em afogamento – veja abaixo as opções ou crie a sua própria (usando nossas dicas). Quanto mais uniforme nossa mensagem maior alcance terá.

Quando devem ser feitas?

Em qualquer dia da semana de 15 a 21 de novembro. Recomendamos realizar as atividades no período sugerido (mas não se limite a este), pois terão mais impacto na mídia e pessoas.

Como comunicar em nossas mídias seus eventos durante esta semana?

Publique seu vídeo e/ou fotos em nosso grupo FACEBOOK SOBRASA com mais de 6.500 membros ou ingresse em nosso grupo do Telegram e nós iremos compartilhar em outras mídias sociais. Diga onde e quando ocorreu ou vai ocorrer, quantas pessoas participando e faixa etária. Reporte suas ações em PORTUGUÊS ou ESPANOL (para estar no próximo informe)

COMO AINDA ESTAMOS em final de pandemia, recomendamos ações digitais.

Uma bem simples é postar um de nosso 5 flyers abaixo em suas mídias e solicitar aos seguidores que multipliquem.

Se já realizou ações mais simples e deseja realizar PROGRAMAS DE PREVENÇÃO – CLIQUE AQUI

Grupos por idade e ações simples ESCOLHA A MELHOR AO SEU PÚBLICO

Ações diretas a esta faixa etária necessitam grande experiência anterior, pois algumas atividades podem incentivar a pratica na água ou reduzir o medo, possibilitando o aumento do risco de afogamento. Sua ação deve ser voltada para os responsáveis – escolha uma ação no grupo maior de 10 anos. COMO ALTERNATIVA – Escolha um de nossos GIBIS (água docepraias, inundações, ou piscinascasas) imprima para as crianças e leia com ela, enquanto os pais/responsáveis assistem no fundo da sala.

→ Opção 1 – Escolha um cenário aquático (RIOSPISCINASPRAIASCASA ou outros) e debata as 5 medidas de prevenção (riscos e dicas) – Faça uma encenação usando máscaras (KIM e TATÁ), ou marionetes, ou teatro de dedo (com a Cap Tatá), ou fantasias ou apenas uma brincadeira – Grave tudo em vídeo e poste em nosso grupo Facebook SOBRASA – tempo 20 a 30 min.
→ Opção 2 – Projete um dos 3 vídeos em desenho animado (água docepraias ou inundações), piscinascasa e interaja fazendo perguntas, brincadeiras e/ou charadas. A exposição do vídeo pode ser seguida da projeção das figuras em powerpoint. BAIXE AQUI um exemplo em Powerpoint para projetar ou MONTE O SEU COM NOSSAS FIGURAS (água docepraias e inundações – desenhos em formato comprimido e necessitam de um programa de descompressão.rar) – tempo 15 a 45 min
→ Opção 3 – Jogos de prevenção on-line – Clique aqui.

→ Opção 1 – Imprima ou projete em powerpoint ou vídeo a tabela de risco em afogamento e discuta os 5 níveis de competencia aquática – tempo de 15 to 30 min.
→ Opção 2 – Escolha 1 ou mais cenários (RIOSPISCINASPRAIASCASA ou outros) que melhor esteja(m) relacionado(s) ao risco de seu público. Projete ou imprima e distribua as mensagens com 5 dicas. Peça que criem uma peça de teatro curta (5 min) contando uma história com as dicas. Não precisa envolver todos, mas apenas a metade, e a outra metade irá decidir e criticar o desempenho da apresentação e suas dicas. Use mascaras, ou marionetes, ou fantasias ou apenas a interpretação. Grave tudo em vídeo e poste em nosso grupo Facebook SOBRASA – tempo de 30 to 45 min.
→ Opção 3 – Usando a CADEIA DE SOBREVIVÊNCIA EM AFOGAMENTO em um formato a sua escolha (todos são gratuitos para baixar no site exceto as camisetas que podem ser adquiridas clicando aquivídeo explicandoimpressabannerprojeção ou usando camisetas). Debata cada anel (ação) da cadeia pedindo um voluntário que lhe ajude com as perguntas (use linguagem adequada a cada idade) – tempo de 15 a 45 min.
Exemplo 1 Portugues
Exemplo 2 Espanol 
Banner em alta resolução

No anel Prevenção – aborde 2 ou 3 cenários e apenas as 5 dicas principais.
→ → Nos anéis Segundo ao quarto anel – Limite-se a informar como ajudar sem entrar na água, ou seja sem o risco de se tornar uma segunda vitima.
→ No anel suporte de vida – só ensine todo processo aos maiores de 10 anos. Para idade de 6 a 9 anos limite-se a reconhecer uma emergência, a quem ligar (193) e o que falar, e como manter as vias aéreas abertas até o socorro chegar.

Exemplos de atividades ao vivo e a cores - VEJA COMO É SIMPLES.

Publique seu vídeo e/ou fotos em nosso grupo Facebook SOBRASA. Diga onde e quando ocorreu ou vai ocorrer, quantas pessoas participando e faixa etária. No vídeo abaixo, clique nos 3 traços e você verá varias opções de vídeos. As marionetes do Capitão Kim e Capitã Tatá podem ser adquirida em nosso clube de vantagens.

ALERTAS SOBRASA PARA IMPACTAR SEU PÚBLICO

No vídeo abaixo, clique nos 3 traços e você verá varias opções de vídeos para alertar sobre o problema. Use um ou mais durante a semana para chamar a atenção ou discussão sobre um tema.

Só agradecimentos a todos

Junte-se a este time de campeões

Publique seu vídeo e/ou fotos em nosso grupo Facebook SOBRASA. Diga onde e quando ocorreu ou vai ocorrer, quantas pessoas participando e faixa etária.

vídeos mensagens

GALERIA DE FOTOS
20172018    e    2019