Surgiu, Municípios, 16/10/24, por: Luiz Henrique Machado.
A cidade de Lajeado vai recebeu pela primeira vez uma edição do Projeto Botinho do Tocantins. A ação é do Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, que reúne crianças, pais e professores para atividades de prevenção aos afogamentos, noções sobre salvamento aquático e preservação ambiental.
As atividades aconteceram na Praia do Segredo, na quinta, 17, e sexta-feira, 18 de outubro. Outras duas grandes novidades são as participações diretas da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), na execução do Projeto Botinho do Tocantins e SOBRASA Kids, e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), que vai fazer a cobertura jornalística das boas práticas para divulgação em suas plataformas em todo o mundo.
O Projeto Botinho do Tocantins e SOBRASA Kids fazem parte do escopo do Programa Município Mais Resiliente em Afogamento, da própria Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. Por meio da iniciativa, várias cidades no estado já são beneficiadas de forma direta com as ações, sobretudo as regiões contempladas com praias e outras áreas balneares. As ações levam instruções que visam diminuir os riscos de afogamentos e orientar turistas, moradores e gestores, visto que esses ambientes se tornam os grandes atrativos no estado.
Para Lajeado, que está a cerca de 60 km de Palmas, a SOBRASA apoia com a instalação de tendas, distribuição de material informativo impresso e camisetas aos participantes. E o Corpo de Bombeiros Militar fará as palestras e as instruções ao público inscrito.
O Tocantins possui a maior cadeia de praias fluviais do Brasil e a segunda maior bacia hidrográfica, a Tocantins-Araguaia, com uma vasta malha hídrica, possibilitando o estabelecimento de inúmeras áreas balneares praticamente o ano todo. Há riscos elevados de afogamentos, que neste ano de 2024, já fez 49 vítimas com fatalidade. Sendo dois deles no último final de semana, em Palmas.
Agenda Evento – Projeto Botinho do Tocantins Local – Lajeado (Praia do Segredo)
Data – quinta-feira, 16h / sexta-feira, 8h.
Público – estudantes, pais e professores