Informações

Para que serve a SOBRASA?

A SOBRASA funciona como um conselho profissional que tem como objetivo principal prevenir afogamentos, estabelecer as melhores práticas, técnicas e uniformizar e difundir o conhecimento. Organiza em uma sociedade Brasileira única os profissionais e amadores que lidam com o risco do afogamento e incidentes aquáticos e responsáveis pela segurança aquática.  
PREVENIR É SALVAR – EDUCAR PARA NÃO SE AFOGAR !

Não!
A SOBRASA NÃO faz salvamentos, tão pouco tem equipe de guarda-vidas. A SOBRASA como o CFM (Conselho Federal de Medicina), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ou o CREA reúne os especialistas na área de segurança aquática. Os salvamentos são realizados pelos serviços de salvamento Estaduais e Municipais.

Além de ajudar com sua doação salvando vidas, você recebe um gama de vantagens em compras, certificados, e muito mais. Somos a única organização Brasileira de Salvamento Aquático filiada a Federação Internacional com mais de 64 países além de muitas outras vantagens.
CLIQUE PARA SABER MAIS

A SOBRASA não pertence ao Corpo de Bombeiros, mas possui em sua diretoria de 30 a 40% de militares de diferentes corporações de Bombeiros Militares Estaduais (veja mais). A SOBRASA possui em sua diretoria guarda-vidas civis de Serviços de Salvamento, como é o caso de Salvador – BA e ainda  Guarda-vidas de Piscina, em sua maioria civis.

Reduzir o número de afogamentos e incidentes aquáticos no Brasil e no mundo.

  • Aumentar o relacionamento profissional entre os diferentes serviços de salvamento aquático no Brasil, a nível municipal e Estadual.
  • Promover atividades científicas, culturais, educativas e de lazer que contribuam com o crescimento do espírito de Salvamento Aquático em nosso país.
  • Aumentar o relacionamento e a troca de informações entre as diferentes Sociedades de Salvamento Aquático Internacionais como única representante junto a International LifeSaving Federation – ILS.
  • Implementar o maior número de programas, campanhas e eventos na área de prevenção de afogamentos e incidentes aquáticos.
  • Incentivar e apoiar o estudo e pesquisa de trabalhos na área de salvamento aquático que visem reduzir o número de afogamentos e acidentes aquáticos.
  • Normatizar junto com os representantes Estaduais as técnicas, meios e formas de salvamento de vítimas de acidentes em ambientes aquáticos de qualquer natureza.
  • Disponibilizar a informação necessária para toda e qualquer melhoria na área de salvamento aquático.
  • Congregar a sociedade em geral e entidades afins com o intuito de colaborar com os poderes públicos e sociedade civil organizada, na manutenção da qualidade das águas, prevenção de acidentes e atendimento da população nas praias, piscinas, rios, lagos, lagoas ou qualquer superfície espelhada de nosso país.
  • Introduzir e desenvolver em nosso país o esporte Salvamento Aquático, formando equipes que possam representar o Brasil em campeonatos internacionais.

A SOBRASA é uma Organização Não Governamental (ONG) e assim necessita de recursos para pagar suas despesas administrativas como telefone, contador, hospedagem na web, informativos, palestras gratuitas, material educativo gratuito, uniformes aos voluntários e então realizar programas, eventos e campanhas educativas por todo Brasil. Nossos diretores não recebem salário e nossos voluntários doam seu tempo pessoal gratutiamente a sociedade.

O trabalho de todos na SOBRASA é voluntário, ou seja, NÃO existe remuneração além do prazer de estar contribuindo na redução do número de afogamentos em nosso país.

Para reunir todos os guarda-vidas do Brasil e os serviços de salvamento Estaduais e Municipais e juntos desenvolvermos as melhores práticas na prevenção e técnicas aplicadas a segurança aquática que reduzam o número de afogamentos e incidentes aquáticos no Brasil.

Os programas estabelecidos para os cursos são o consenso de melhor qualidade e objetividade de currículo estabelecido por profissionais da área de salvamento aquático no Brasil e no Mundo.

O curso e seu certificado fornecem um padrão de qualidade uniforme em qualquer local do território Nacional, permitindo o preparo necessário a todos aqueles que não tenham acesso a este tipo de informação, ou possibilitando a profissionais já formados a sua atualização, qualificação e reconhecimento Nacional ou Internacional de sua capacidade profissional.

É um padrão de qualidade profissional.

O certificado tem reconhecimento técnico em todo território nacional e internacional, guardado as legislações em cada local.

Permite ainda facilidade de ser reconhecido como um profissional da área fora do Brasil, pois o certificado Internacional é reconhecido em mais de 56 países através da ILS.

CLIQUE PARA SABER MAIS

O certificado tem validade nacional, sugerindo que o concludente está atualizado com o conhecimento mais avançado nesta área de conhecimento, desta maneira lhe permitindo aumentar e melhorar o seu currículo profissional.

Qualquer pessoa que tenha o seu certificado emitido por um centro formador reconhecido pela SOBRASA. Veja em CERTIFICADOS.

O certificado para os cursos profissionais não é uma carteira profissional já que não existe legislação Nacional pertinente sobre o assunto guarda-vidas, apenas legislações regionais. A profissão ainda não tem o reconhecimento Nacional Brasileiro. No entanto em locais onde não exista legislação pertinente estadual ou municipal na formação de profissionais, o certificado dá a garantia a quem estiver lhe contratando de que seu treinamento e curso tiveram um excelente padrão de qualidade Nacional e Internacional. É o selo de qualidade.

O certificado para os cursos profissionais não é uma carteira profissional já que não existe legislação Nacional pertinente sobre o assunto guarda-vidas, apenas legislações regionais. A profissão ainda não tem o reconhecimento Nacional Brasileiro. No entanto em locais onde não exista legislação pertinente estadual ou municipal na formação de profissionais, o certificado dá a garantia a quem estiver lhe contratando de que seu treinamento e curso tiveram um excelente padrão de qualidade Nacional e Internacional. É o selo de qualidade.

Existem diversos cursos realizados on-line ou sob agenda.
VEJA AQUI  

A Diretoria constituída por 45 membros (um Presidente, um secretário-geral, 12 vices-presidentes e 6 Diretores e 25 chefes de departamento) é eleita em Assembléia Geral a cada 4 anos, por todos os associados. 

Não!
A SOBRASA é aberta a todos que se alinem com nossa missão, visão e valores e queiram participar.

Mais de 95% de nossos conteúdos e cursos são gratuitos, mas para obter um certificado, que será utilizado em seu cuurrículo, solicitamos uma doação a SOBRASA. VEJA AQUI

Monitores são pessoas que estão auxiliando o instrutor no curso. Instrutores são profissionais que podem ministrar cursos. O monitor ou instrutor deverá seguir todo o trajeto curricular da SOBRASA.

A Diretoria poderá analisará caso a caso. Os guarda-vidas júnior e voluntário deverão fazer uma retreinamento de 22 h e realizarem a prova para sua graduação a guarda-vidas de praia. Os guarda-vidas júnior e voluntário instrutores poderão realizar a prova para instrutor e receberão o seu certificado se preencherem os pré-requisitos.
Para monitor ou instrutor é exigido ser do clube de vantagens

VEJA MAIS AQUI

veja nossas realizações ao longo de 28 anos