Informações

Para que serve a SOBRASA?

A SOBRASA funciona como um conselho profissional que tem como objetivo principal prevenir afogamentos, estabelecer as melhores técnicas e uniformizar e difundir o conhecimento. Organiza em uma sociedade Brasileira única os profissionais e amadores da área de salvamento aquático.  

Qual a vantagem de ser um membro do CLUBE DE VANTAGENS?

Além de ajudar a reduzir o número de pessoas que morrem afogadas, você recebe um gama de vantagens em compras, acesso gratuito ao nosso manual on-line e prova (necessita se cadastrar em nosso site e nos avisar login). Somos a única organização Brasileira de Salvamento Aquático filiada a Federação Internacional com mais de 64 países além de muitas outras vantagens.

A SOBRASA tem uma equipe própria de guarda-vidas?

Não! A SOBRASA NÃO faz salvamentos, tão pouco tem equipe de guarda-vidas. A SOBRASA como o CFM (Conselho Federal de Medicina), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ou o CREA reúnem apenas os profissionais da área. Os salvamentos são realizados pelos serviços de salvamento.

Qual a relação da SOBRASA com o Corpo de Bombeiros dos Estados?

A SOBRASA não pertence ao Corpo de Bombeiros, mas possui em sua diretoria uma maioria de militares de diferentes corporações de Bombeiros Estaduais. A SOBRASA possui em sua diretoria guarda-vidas civis de Serviços de Salvamento, como é o caso de Salvador – BA e ainda  Guarda-vidas de Piscina, em sua maioria civis.

Quais os principais objetivos da SOBRASA?

Porque a SOBRASA necessita de dinheiro, se é um entidade sem fins lucrativos?

A SOBRASA necessita de recursos para pagar suas despesas administrativas como telefone, contador, hospedagem na web, informativos, palestras gratuitas, material educativo, realizar campanhas educativas e encontros do tipo campeonatos e congressos.

Quanto ganha um Diretor da SOBRASA?

O trabalho de todos na SOBRASA é voluntário ou seja NÃO existe remuneração além do prazer de estar contribuindo na redução do número de afogamentos em nosso país.

Porque foi fundada a SOBRASA?

Para reunir todos os guarda-vidas do Brasil e os serviços de salvamento Estaduais e Municipais e juntos desenvolvermos projetos de prevenção e técnicas que reduzam o número de afogamentos no Brasil.

Porque obter um certificado Nacional e/ou Internacional?

Os programas estabelecidos para os cursos são o consenso de melhor qualidade e objetividade de currículo estabelecido por profissionais da área de salvamento aquático no Brasil e no Mundo.
O curso e seu certificado fornecem um padrão de qualidade uniforme em qualquer local do território Nacional, permitindo o preparo necessário a todos aqueles que não tenham acesso a este tipo de informação, ou possibilitando a profissionais já formados a sua atualização, qualificação e reconhecimento Nacional ou Internacional de sua capacidade profissional.
É um padrão de qualidade profissional.
O certificado tem reconhecimento técnico em todo território nacional e internacional, guardado as legislações em cada local. Permite ainda facilidade de ser reconhecido como um profissional da área fora do Brasil, pois o certificado Internacional é reconhecido em mais de 56 países através da ILS.

Para que serve um certificado da SOBRASA para quem já é guarda-vidas?

O certificado tem validade nacional, sugerindo que o concludente está atualizado com o conhecimento mais avançado nesta área de conhecimento, desta maneira lhe permitindo aumentar e melhorar o seu currículo profissional.

Quem pode ter um certificado da SOBRASA?

Qualquer pessoa que tenha o seu certificado emitido por um centro formador reconhecido pela SOBRASA. Veja em certificados.

O curso da SOBRASA habilita a trabalhar?

O certificado para os cursos profissionais não é uma carteira profissional já que não existe legislação Nacional pertinente sobre o assunto guarda-vidas, apenas legislações regionais. A profissão ainda não tem o reconhecimento Nacional Brasileiro. No entanto em locais onde não exista legislação pertinente e formação de profissionais o certificado dá a garantia a quem estiver lhe contratando de que seu treinamento e curso tiveram um excelente padrão de qualidade Nacional e Internacional. É o selo de qualidade.

Quais os tipos de cursos que a SOBRASA Sugere como grade curricular para o Brasil?

Como é eleita a diretoria da SOBRASA?

A Diretoria constituída por 9 membros (Um Presidente, vice-presidente e 7 Diretores) é eleita em Assembléia Geral a cada 4 anos, por todos os sócios quites com suas obrigações sociais anuais. 

A SOBRASA só aceita militares do Corpo de Bombeiros?

Não! A SOBRASA é aberta a todos que queiram participar seguindo seu estatuto.

Como conseguir o certificado sem ter que realizar o curso da SOBRASA?

Existem duas formas de se conseguir o certificado

Como posso ser um monitor ou instrutor?

Monitores são pessoas que estão auxiliando o instrutor no curso. Instrutores são profissionais que podem ministrar cursos. O monitor ou instrutor deverá seguir todo o trajeto curricular da SOBRASA (veja como). A Diretoria poderá analisará caso a caso. Os guarda-vidas júnior e voluntário deverão fazer uma reciclagem de 22 h e realizarem a prova para sua graduação a guarda-vidas de praia. Os guarda-vidas júnior e voluntário instrutores poderão realizar a prova para instrutor e receberão o seu certificado se preencherem os pré-requisitos.

Para monitor ou instrutor é exigido ser do clube de vantagens*