COMUNICADO CBDL/SOBRASA Nº 002/2026
Prezado(a) Atleta de Lifesaving,
A SOBRASA informa que, ao longo de 2025 e início de 2026, realizou sucessivos contatos com o Ministério do Esporte solicitando a inclusão da modalidade Lifesaving, de suas competições e de seus atletas no Programa Bolsa Atleta, bem como orientações sobre a participação no referido programa.
Em 16 de janeiro de 2026, foi publicado no Diário Oficial da União o Edital do Programa Bolsa Atleta para o ano de 2026. Após nova consulta formal encaminhada por esta Confederação, recebemos, em 28/01/2026, a seguinte resposta do Ministério do Esporte:
“Em 2026, os critérios para concessão da Bolsa-Atleta estão regidos pelo Edital MESP nº 1, de 15 de janeiro de 2026, visando contemplar atletas de modalidades olímpicas, paralímpicas e surdolímpicas, nas seguintes categorias de bolsa: atleta olímpico, paralímpico ou surdolímpico, atleta internacional, atleta nacional, atleta de base e atleta estudantil.
Assim, verifica-se que atualmente não existem editais abertos para modalidades não olímpicas, não paralímpicas e não surdolímpicas, como é o caso do Lifesaving.”
Informamos, ainda, que já existem atletas da modalidade Lifesaving sendo contemplados em Programas Bolsa Atleta em âmbito estadual e municipal.
A SOBRASA reafirma seu compromisso em continuar trabalhando pelo fortalecimento e reconhecimento do Lifesaving em todo o território nacional e permanece à disposição para esclarecimentos pelo e-mail: sobrasa@sobrasa.org.
Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 2026.
Marcio Morato
Presidente da CBDL
Fabio Braga Martins
Presidente da SOBRASA