Programa de educação continuada a guarda-vidas – CBMDF

Motivados pela tragédia que ocorreu no ano de 2013 em que uma menina morreu afogada dentro de um ônibus escolar em virtude de um alagamento, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) decidiu incluir esse tema no seu Programa de Capacitação Continuada para Guarda-Vidas. O programa é realizado anualmente e tem como objetivo atualizar os bombeiros que atuam com Guarda-Vidas no Distrito Federal acerca de novos protocolos, técnicas e equipamentos. Além disso é uma oportunidade para relembrar os conhecimentos adquiridos nos seus cursos de especialização, padronizar o serviço e comunicá-los acerca das atitudes feitas pelo CBMDF para melhorar as condições de trabalhos dos Guarda-Vidas.

O programa tem a duração de uma semana e todos os Guarda – Vidas que queiram exercer a atividade em 2015 devem se inscrever. Foram ministradas instruções sobre medidas de prevenção de afogamentos em piscinas ( Piscina + Segura), as novas diretrizes sobre os atendimento pré-hospitalar ao afogado com base no artigo do Dr. David Szpilman publicado no New England Journal of Medicine e principalmente medidas de atuação em caso de enchente e alagamentos. Para essa instrução foi utilizado vídeo da SOBRASA e foi fundeada uma van no Lago Paranoá para simular uma vítima submersa presa pelo cinto de segurança.

Foram capacitados ao todo 125 Guarda-Vidas até novembro desse ano.

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com