O atendimento prestado a vítimas em casos de emergências é o foco de um encontro que trouxe a Minas Gerais especialistas de todo o Brasil. Realizado pela segunda vez em Belo Horizonte, o Seminário de Atendimento Pré-Hospitalar é coordenado pela Academia de Bombeiros Militar.
O objetivo principal é mostrar a importância desse atendimento e da capacitação profissional como medidas essenciais para garantir atendimento adequado, assegurando expectativa de sobrevida com a melhor qualidade de vida possível.O encontro que começou na última sexta (11) reúne palestrantes de Minas Gerais e de outros Estados, bombeiros militares, agentes do Samu, outros profissionais da área e estudantes. As palestras estão sendo realizadas no auditório do colégio Padre Machado, na avenida do Contorno, 6745 – Savassi.
Afogamentos
Uma nova diretriz para socorro em caso de afogamentos é o tema deste sábado (13), às 10h, pelo tenente coronel médico da reserva David Szpilman, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, membro da Federação Internacional de Salvamento Aquático e referência internacional no assunto.
David Szpilman é especialista em clínica médica e terapia intensiva com foco em afogamentos, fundador e diretor médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA). Durante 12 anos, o médico chefiou o Centro de Recuperação de Afogados do CBMERJ e a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Miguel Couto.
O especialista integra a Câmara Técnica de Medicina Desportiva do Conselho Regional de Medicina do RJ e possui formação em guarda-vidas pelo Serviço de San Diego, na Califórnia. Em sua carreira constam também a autoria de três livros e mais de 160 artigos sobre afogamento, um deles publicado pela New England Journal of Medicine uma das publicações mais conhecidas do segmento.
O Major Carlos Smicelato, um dos maiores especialialistas em salvamento aquático do Brasil e diretor da SOBRASA, proferiu palestra sobre o uso de embarcações rápidas de resgate, o BIS e a MA.