Homenagem aos Surfistas Baiuca e Marreto pelo salvamento da Baleia Franca

AquaRio, SOBRASA e Museu do Surf fazem homenagens para reconhecer o esforço dos dois catarinenses
Jornal Destak, 28/11/2018

Os surfistas catarinenses João Alberto Schimitz Filho e Philipe Oliveira Peixoto, conhecidos respectivamente como João Baiuka e Philipe Marreco, famosos por resgatarem um filhote de baleia Franca preso em uma rede de pesca, em outubro deste ano, estão no Rio de Janeiro para receberem três homenagens especiais nesta quarta (28).

A primeira delas será do AquaRio, o aquário da cidade, em uma cerimônia às 10h. Eles serão os primeiros cidadãos brasileiros a ganharem o Prêmio Conservação Marinha AquaRio, promovido pelo aquário. Em sua primeira edição, o prêmio tem como objetivo identificar e reconhecer as iniciativas individuais para a conservação dos oceanos.

“O AquaRio está prestando esta justa homenagem aos heróis anônimos que arriscam suas vidas para salvar animais marinhos em dificuldade ou perigo de morte”, exalta Marcelo Szpilman, biólogo marinho e diretor-presidente do AquaRio.

Além de receberem o prêmio, os catarinenses poderão ver de perto os quase cinco mil animais de 350 espécies que habitam os 28 tanques do AquaRio em uma visita exclusiva, conduzida por Marcelo Szpilman.

No mesmo dia, a dupla ainda será homenageada pela SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), com a medalha Honra da Preservação da Vida, e pelo Museu do Surf (Rico de Souza), com diplomas de bravura.

“O ato heroico dos surfistas catarinenses, envolto em alto risco às próprias vidas, demostrou coragem, determinação e amor pela vida marinha”, diz David Szpilman, diretor-médico da SOBRASA.

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com