Encontro de Guarda Vidas e vítima foi uma total emoção no 3GMar Copacabana

Por TC Fernando Santos

Encontro do Guarda Vidas e vítima realizada em 19/01/2016

Vítima nadava de roupa de neoprene (usada para natação em águas frias) próximo ao posto 4,5 (em frente ao Othon) quando um adolescente praticante de bodyboard percebeu que o mesmo não se movia. O rapaz acenou imediatamente por socorro e o Guarda Vidas CB BM Fabio Henrique atento no momento de patrulhando preventivo, usando o binóculo de observação para avaliar o comportamento dos banhistas a orla, conseguiu avistar o gesto de solicitação de socorro que o adolescente praticante de bodyboard realizava para a vítima ser resgatada e partiu para o salvamento.

Concomitantemente, outro banhista resolveu entrar no mar para ajudar no socorro a vítima, mas sem conhecimento técnico de salvamento, acabou entrando em pânico e tornou-se mais uma vítima a ser resgatada pelo Guarda Vidas de serviço. Ambos foram resgatados, mas um foi retirado em grau 1 – apresentando tosse e cansaço (sem gravidade e sendo liberado no próprio local), mas o outro que foi visto pelo rapaz de bodyboard estava em grau 5, onde foi feita a ventilação artificial dentro da água e posteriormente, após a vitima retornar a respirar (com dificuldades), foi colocada em posição lateral de segurança e, em seguida, acionado o socorro médico avançado de vida e conduzida ao Hospital Municipal Miguel Couto.

A vítima relatou que ficou em coma por 5 dias. E, posteriormente, mais 05 dias no Hospital sob cuidados médicos e realizações de diversos exames para ter a alta (recuperação). Pelos relatos médicos informados a vítima, sobreviveu sem sequelas graças a rapidez e a capacidade técnica do guarda-vidas durante o socorro.

O CB BM Fabio Henrique agradeceu o Comandante TC BM Fernando Santos pela massificação das instruções militares e de primeiros socorros que o deixou mais tranquilizado para realizar o suporte básico de vida e ter êxito no salvamento.

Ouça o relato da vítima

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com