Grande Vitória para os Tubarões em Recife

Ministério Público Federal recomenda que Propesca deixe de capturar tubarões

Por Marcelo Szpilman*

Após escrever dois artigos recentes denunciando a promoção e a prática de condutas insanas e criminosas, como a pesca com o objetivo de exterminar tubarões em Recife para evitar ataques __ no último artigo, terminei-o dizendo: “Espero que os órgãos competentes cumpram suas atribuições para coibir tais práticas insustentáveis” __, fiquei muito satisfeito ao ler a matéria publicada na última sexta-feira (dia 4/10) no Jornal do Comércio de Pernambuco.

A matéria diz que “o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco recomendou ao Instituto Propesca que deixe de realizar expedições para a captura de tubarões no Estado. Segundo o documento, a estratégia da ONG de caçar os animais é ilegal e não está amparada por autorização estatal, já que a atuação da entidade não é oficialmente reconhecida como pesquisa científica. A recomendação inclui ainda a suspensão da divulgação da atividade de captura em redes sociais, fóruns de discussão e na mídia em geral. Caso descumpram, os integrantes do Propesca poderão ser responsabilizados penalmente por apologia ao crime”. Leia a matéria completa no link abaixo.

Essa vitória é uma clara demonstração de que a movimentação e protesto de entidades preservacionistas, como o Sea Shepherd Brasil, o Divers for Shark e o Projeto Tubarões no Brasil (Instituto Ecológico Aqualung), e de pessoas conscientes fazem diferença e podem contribuir para que órgãos públicos, como o MPF, tomem atitudes elogiáveis como essa.

matéria completa:

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com