PREFÁCIO
Decorridos 30 anos do naufrágio do Bateau Mouche, a SOBRASA decidiu revisitar o terrível episódio, por sua natureza emblemática em relação às trágicas mortes por afogamento, causadas, sobretudo, pela ausência de importantes procedimentos de navegação segura, principalmente, em passeios turísticos marítimos.
A SOBRASA convidou o engenheiro e economista Helio Meirelles Cardoso para apresentar o seu relato inédito, na condição de sobrevivente do naufrágio.
Sobrevivente do naufrágio mais impactante do Brasil – Bateau Mouche – que ocorreu na noite de 31 de Dezembro de 1988, mais precisamente na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, quando estava a caminho de Copacabana para ver os fogos de final de ano. Hélio Meirelles, Engenheiro e Economista, contará em vários capítulos semanais toda tragédia que viveu e como ajudou diversas pessoas a se salvar.
Das 142 pessoas a bordo, 55 morreram.
Helio foi o último passageiro com vida a ser resgatado naquela noite.
Nas próximas semanas, os visitantes desse site poderão ler os capítulos redigidos pelo Helio e, assim, acompanhar as situações emocionantes vivenciadas por ele, a cada momento do seu drama como vítima do naufrágio.
A execução deste projeto contou com a participação entusiasmada do medalhista olímpico Djan Madruga. Além de ter atuado como indutor da parceria entre a SOBRASA e o autor, o campeão Djan manteve-se diligente para que as etapas do projeto fossem cumpridas dentro dos respectivos prazos.
Com essa iniciativa, a SOBRASA espera contribuir no entendimento e assim na educação da prevenção, para que as medidas de segurança na navegação como um todo, sejam respeitadas integralmente, poupando, acima de tudo – VIDAS.
SOBRE O AUTOR – Hélio Meirelles Cardoso
Brasileiro, Casado, 66 anos
Formação Acadêmica
Graduado em Engenharia Química pela EQ / UFRJ – 1974
Graduado em Economia pela Católica de Brasília – 1983
Pós-graduado em Engenharia Petroquímica – Petrobras – 1975
Pós-graduado em Engenharia Econômica – UFRJ – 1976
Pós-graduado em Business Administration – London University ( Canada ) – 1988
Resumo das Qualificações
Presidente – Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (desde 2002 ) – filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro – COB.
Auditor Honorário (resultado de reeleição em Assembleia) – União Internacional de Pentatlo Moderno – UIPM (desde 2008) Federação Internacional da modalidade com sede em Mônaco.
Membro da Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil.
Membro do Conselho de Esporte da Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Diretor Financeiro – Administrativo – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI (2005 / 2007) – autarquia federal com cerca de 1000 empregados (sevidores e terceirizados).
Assessor Parlamentar do Presidente – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI (2008 – 2012).
Diretor Superintendente – Pólo de Biotecnologia do Rio de Janeiro – Bio Rio (2001/2002).
Diretor da Petrobras Química S.A. – Petroquisa (2 mandatos entre 1984 – 1989).
Presidente e Diretor de Engenharia – PetroRio – Empresa do Pólo Petroquímico do Rio de Janeiro em Itaguaí – (1990-1992) – projeto industrial (o maior do Brasil à época) com investimentos superiores a U$ 2 bilhões.
Presidente – Politeno – Empresa localizada no Pólo de Camaçari, sendo a segunda maior em faturamento do Complexo, produtora de resinas plásticas – (1993 / 1994) – empresa com cerca de 300 empregados e exportações superiores a US$ 200 milhões/ano.
Secretário de Indústria, Comércio e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (1998).
Diretor – Instituto Fluminense de Petróleo e Gás – Universidade Cândido Mendes (2000/2004).
Coordenador do Grupo Setorial para indústria petroquímica, farmacêutica, insumos químicos para agricultura e química em geral. Ministério da Indústria e Comércio (atual MDIC) – Conselho de Desenvolvimento Industrial – CDI (1979 / 1986) – órgão de deliberação colegiada responsável pela formulação e execução da política industrial.
Co-autor do Livro “ A Indústria Química e o Desenvolvimento do Brasil 1500-1889”
Dedico este trabalho à memória da minha amada mãe, Hilma, por seu infinito amor, por ter sempre me motivado nas minhas inúmeras conquistas e pelo seu colo confortador nas inquietações e dificuldades que encarei na vida.