Policial militar orienta mãe por telefone e salva bebê de afogamento

MATÉRIA

Algumas lições a nós Gvs de alma
1. Afogamentos podem ocorrer em baldes dentro de casa. Crianças até 2 anos se afogam usualmente dentro ou no quintal de casa, ou seja por falha na supervisão de um adulto responsável.
2. Um simples telefonema pode orientar ao responsável a fazer, senão o ideal, o melhor possível.
3. Embora o policial Militar não tenha orientado os procedimentos corretos aos dias de hoje para este caso de afogamento grau 5, (abrir vias aéreas e realizar o boca-a-boca neste caso), sua orientação abriu vias aéreas e permitiu que a criança pudesse ventilar espontaneamente de novo como era feito e salvava a 80 anos atrás.
4. Ressalta ainda a importância que tem o treinamento em primeiros socorros ao comunicante que fará a triagem. Ele representa um dos primeiros e mais importante elo na cadeia de sobrevivência.
Parabéns ao SD Euclair.

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com