A prefeitura de Ipojuca, através da Defesa Civil e da Divisão de Salvamento Aquático da Secretaria Municipal de Defesa Social, iniciou em Porto de Galinhas as ações de sinalização de segurança aquática nas praias.
Os principais acessos de Porto de Galinhas estão recebendo placas confeccionadas em material 100% ecológico, com informações identificando sua localização, contato em caso de emergência, avisos de riscos, informações úteis diversas e de disciplinamento de praia.
O conceito das placas foi baseado em recomendações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), tendo como fundamentação teórica ainda recomendações da Federação Internacional de Salvamento Aquático e manuais empregados no Reino Unido e Austrália. Preservando a ideia de padronização e facilitando a sua compreensão perante turistas nacionais e estrangeiros.
Além das placas, a sinalização de segurança nas praias contam com o valoroso trabalho dos Guarda-Vidas que instalam diariamente bandeiras indicativas de risco (VERMELHAS) e de área patrulhada por guarda-Vidas (VERMELHA E AMARELA), que vem auxiliando significativamente as ações de prevenção de afogamentos e outros acidentes na praia.
Áreas delimitadas com cordas e bóias pelos Guarda-Vidas municipais também estão contribuindo com a segurança dos usuários da Praia de Porto de Galinhas, disciplinando área de banho, navegação e acesso ao projeto praia acessível.
André Ferraz
Voluntário de Defesa Civil do Ipojuca