Primeiro Memorial do Brasil dedicado exclusivamente ao serviço de guarda-vidas é Inaugurado no Paraná

Polícia Militar do Paraná

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná inaugurou na tarde desta sexta-feira (15/02) o 1º Memorial do Brasil dedicado exclusivamente ao serviço de guarda-vidas, em comemoração ao Jubileu de Ouro deste serviço no Estado do Paraná. Durante a solenidade, realizada no Centro de Treinamento Aquático do Corpo de Bombeiros em Guaratuba (litoral do Estado) foram entregues medalhas comemorativas aos primeiros guarda-vidas do Paraná. A solenidade foi presidida pelo o Subcomandante Geral da Polícia Militar José Vilmar Becker.

Por Marcia Santos – Jornalista PMPR

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná inaugurou na tarde desta sexta-feira (15/02) o 1º Memorial do Brasil dedicado exclusivamente ao serviço de guarda-vidas, em comemoração ao Jubileu de Ouro deste serviço no Estado do Paraná. Durante a solenidade, realizada no Centro de Treinamento Aquático do Corpo de Bombeiros em Guaratuba (litoral do Estado) foram entregues medalhas comemorativas aos primeiros guarda-vidas do Paraná. A solenidade foi presidida pelo o  Subcomandante Geral da Polícia Militar José Vilmar Becker.

“Para a Polícia Militar a para o Corpo de Bombeiros esta homenagem representa um orgulho muito grande, assim como para cada um dos veteranos que foram homenageados, para as famílias deles e para toda a sociedade paranaense, que pode contar com o padrão dos serviços oferecidos por eles, de qualidade extrema”, avalia o coronel Vilmar. O memorial inaugurado reúne esculturas e fotos que contam a história dos guarda-vidas no Paraná.

“Este é um momento de reconhecimento da corporação aos profissionais que começaram em 1962 a realizarem este serviço em nosso litoral, alguns já com bastante idade, mas que vieram aqui para receber o reconhecimento pelo trabalho que iniciaram, e que hoje completa 50 anos”, descreve o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento. A prefeita de Guaratuba, Evani Justus, agradeceu pelo trabalho dos guarda-vidas, dos bombeiros e da Polícia Militar nesta temporada. “Parabéns aos veteranos pelo trabalho realizado, e desejo aos jovens saúde e vontade para continuarem salvando vidas”.

A evolução da atividade de salvamento aquático, de acordo com o coronel Pombo, vem sendo constante, começando com a melhoria das estruturas de alojamento, fardamento e materiais, indo até o apoio com a aeronave de motos aquáticas, além das novas técnicas de resgate e socorros pré-hospitalar “Por isso estamos reunidos aqui hoje, para fazer historia, reconhecer os tão empenhados guarda-vidas que tantas vidas já preservaram”, disse Pombo.

A medalha foi criada pela portaria de Nº 1.140 do Comando Geral da Polícia Militar em 18.12.2012 e é destinada a todos os militares que desempenham ou desempenharam funções diretamente ligadas ao salvamento aquático no estado do Paraná. “Nesta solenidade recebem a medalha oficiais de prata que participaram da primeira Operação Verão em 1962 e os que participaram do primeiro curso de guarda-vidas realizado ainda na década de 60”, conta Pombo.

Estiveram presentes no evento, além do Subcomandante Geral, o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Flávio José Correia, o tenente-coronel, Orlando Arthur da Costa, o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, major Paulo Henrique de Souza, o subcomandante  do 8º Grupamento, major Edson Oliveira Ávila, a prefeita do município de Guaratuba, Evani Cordeiro Justus, o presidente da Câmara Municipal de Guaratuba, Mordecai Magalhães de Oliveira, o capitão dos postos de Paranavaí e Antonina Capitão-de-Mar-e-Guerra, Francisco Dantas de Almeida, o Coordenador Municipal da Defesa Civil e Secretário de Segurança Pública de Paranaguá, advogado Cícero Alves Fernandes, o Vice -Prefeito de Pontal do Paraná, Danilo Garbelati, além de outros  oficiais e praças da corporação.

O serviço de guarda-vidas foi iniciado oficialmente em janeiro de 1962 durante o cerimonial realizado na Escola de Pesca de Guaratuba para a inauguração do primeiro destacamento de guarda-vidas do Paraná. Um dia depois foi inaugurado o serviço de guarda-vidas nas parias de Matinhos e Caiobá, também nesta década foi iniciado o primeiro curso de guarda-vidas da  corporação com a duração de quatro meses tornando- se frequentes depois. Hoje este serviço é oferecido, além do litoral do Estado, em praias artificiais, lagos fluviais e em rios de interesse turístico em todo o Estado.

MEMORIAL – No memorial estão assuntos referentes a atividades de salvamento aquático, um pouco da história dos guarda-vidas e também como as pessoas adquiriram o hábito de frequentar as praias. Por meio do acervo iconográfico em cada painel espalhado pelo memorial, observamos a evolução histórica das cidades litorâneas, trajes de banho, residentes, crescimento e mudanças da faixa litorânea, evolução dos uniformes de guarda-vidas e dos equipamentos utilizados em cada década.

Trata-se de um ambiente especial e iluminado com peças artesanais feitas pelos próprios bombeiros militares, esculturas em bronze, itens como a raiz de uma figueira recuperada e trabalhada artesanalmente entre outros itens. O memorial também conta com fotos que mostram a história das atividades de guarda-vida e do salvamento aquático.

Integrantes veteranos do Corpo de Bombeiros que receberam a medalha:
Coronel José Fernando Busnardo de Mello
Coronel Miguel Arcanjo Capriotti
Tenente-Coronel Candido Alves de Souza
Major Antonio Nogueira dos Santos
Capitão Ewaldo José de Souza Filho
Subtenente Juvinilio Ramos de Siqueira
Subtenente Lindolfo Liandro Silvano
Sargento Francisco de Souza
Sargento João Antonio Camargo
Sargento Miguel Dasko
Sargento Muniz Rosa de Cardoso
Sargento Raul de Camargo
Cabo Rubens Santarém
Cabo Vitório Dal Passo
Soldado Moacir André Boemer

Autor:
Paulo Henrique de Souza
Major do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná – PMPR
Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros – Litoral do Paraná
Grupamento Marítimo e Portuário – Corpo de Bombeiros Militar do Paraná
Paraná – Brasil
Fire Chief of the Parana State Shore Fire Department
Harbour and Maritime Fire Department
Fire Department of the State of Parana – Brazil

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com