MUNICÍPIO + RESILIENTE em AFOGAMENTO
O QUE É o M+RA?
Um programa de iniciativa da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, tem o objetivo de incentivar gestores municipais no desenvolvimento de ações de prevenção de afogamento, como a finalidade de redução do número de afogamentos no Brasil. Entidade público e privadas que cuidem de locais menores tais como uma piscina, travessia de barcos podem participar preenchendo uma ficha de avaliação de risco e contribuindo com o município.
O que torna o M+RA único no mundo?
Inspirado no conceito de “Município Resiliente” da ONU, o M+RA foca especificamente na prevenção de afogamentos, adicionando a ideia de “+ Resiliente” para refletir a constante evolução da segurança aquática.
Como funciona?
A participação envolve a aplicação de dois ou mais programas preventivos da SOBRASA, reforçando a segurança em ambientes aquáticos.
TUTORIAL – explica todo processo
Programa iniciado em 2015
70% das mortes por afogamento no Brasil ocorrem em rios, lagos e represas, locais onde não há e nem nunca haverá guarda-vidas em número suficiente para prover segurança adequada ao usuário de nossas áreas de lazer na água e em seu entorno. Em locais sem Guarda-vidas o risco de morte por afogamento é 60 vezes maior e isso ocorre também no mundo todo.
15 brasileiros morrem afogados diariamente e desses 2 somente por tentar ajudar outro em perigo dentro da água.
As bacias hidrográficas necessitam ter uma atenção especial e isso passa principalmente pela educação da população em reconhecer riscos, saber como agir na solução (PREVENÇÃO), e ainda como ajudar sem se tornar um segundo afogado.
Portanto, nosso grande caminho é DAR MAIS ATENÇÃO as bacias hidrográficas municipais, e a segurança de sua população residente e flutuante. Nesse caso, a Prefeitura tem um grande poder de fazer mudanças.
O DESAFIO
O maior desafio é convencer a população que o afogamento acontece com qualquer um, permitindo abordar e trabalhar o tema, identificando o maior problema de afogamento na região (pode ser rios, piscina, praia ou outro) e implementando um de nossos programas de prevenção voltados a sanar o maior problema de afogamento identificado.
Para convencer dentre tantos problemas municipais, que o afogamento é um dos mais impactantes, sugerimos utilizar nosso Perfil Epidemiológico de Afogamento que está publicado no Plano Estratégico Brasileiro de Segurança Aquática CLIQUE AQUI.
Cascavel – PR
Equipe Sobrasa
PROBLEMA E ATORES IDENTIFICADOS
O problema pode ser com crianças em piscina ou no entorno de casa (casa+segura e kim na escola, e piscina+segura), surfistas (surf-salva), pescadores (pesca+segura), durante transporte (navegação+segura), e assim por diante podermos aplicar mais de 15 programas se for necessário.
A proposta é que todos (stakeholders) envolvidos no problema participem e colaborem juntos para implementar um programa de prevenção por vez e ir avançando.
Botucatu – SP
Voluntário Claudenir Celestino de Jesus – CBPMSP SubTen
COMO ME INSCREVER NO PROGRAMA?
Centenas de municipios no Brasil já executam o programa MUNICÍPIO + RESILIENTE EM AFOGAMENTO (M+RA) sem ter conhecimento do todo, já que aplicam mais de um programa de prevenção.
Elabore um Plano de Contingência Municipal Contra Afogamento – PLANCONAF, incluindo um plano as ações de gestão de riscos de afogamento oficializando a entrada do município no programa e agregue a ele as ações que já são realizadas por particulares e voluntários SOBRASA.
A estratégia para o preenchimento do PLANCONAF é iniciar por uma Ficha de avaliação por local de risco.
Parcerias
QUEM DEVE SE ENVOLVER?
Para se construir o programa multi-ação de prevenção Município+Resiliente em Afogamento é sugerido envolver todos ligados ao problema, tais como: SAMU, Defesa Civil, Bombeiros, Profissionais de saúde, prefeitura, e outros.
Programas de Prevenção
OS PROGRAMAS DE PREVENÇÃO
Como o programa envolve diversos programas de prevenção da SOBRASA e ações, ele deve ser construido passo-a-passo, começando por identificar o problema na região, juntando todos os envolvidos na solução, e implementando primeiro apenas UM programa de prevenção SOBRASA (Kim na Escola, Piscina+Segura, Sobrasa KIDS, Suporte Básico de Vida em Afogamento, e outros) por vez. Esses programas serão executados por nossos voluntários na região junto com a coordenação da Prefeitura.
Palmas – TO
COMO FAÇO PARA ADERIR?
A adesão ao Programa Município+Resiliente em Afogamento é realizada GRATUITAMENTE por meio do encaminhamento do Ofício de Adesão (clique para obter o modelo) do Município a SOBRASA.
Neste ato você terá de:
- Reconhecer as ações já realizadas pelo município;
- Criar o Conselho Municipal de Prevenção de Afogamento;
- Afiliar um representante do município na SOBRASA;
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
1. Permitir ao município identificar os riscos aos quais está sujeito, facilitando o planejamento antecipado da gestão de risco de afogamento, o que possibilita o cumprimento das obrigações do município constantes na legislação federal;
2. Demonstrar preocupação do município com as atividades preventivas, o que facilita a percepção por parte das esferas estaduais e federais;
3. Reconhecer Nacionalmente sua política para gestão de riscos de afogamento, emitido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, por meio da certificação de Reconhecimento a adesão ao Programa Município Resiliente em Afogamento – SOBRASA.
4. Participar de um programa que salva vidas.
Itanhaém – SP
Voluntário Rhalph Valverde
MUNICÍPIOS QUE ADERIRAM AO PROGRAMA
Em alguns municípios o programa já está em atividade, mas ainda não foi assinado protocolo com a Prefeitura.
Botucatu – SP
Cruzeiro do Iguaçu – PR
Francisco Beltrão – PR
Rio de Janeiro – RJ
Niterói – RJ
Dois Vizinhos – PR
Marataíses – ES
Santa Teresinha de Itaipú – PR
São Miguel do Iguaçu – PR
Itaipulândia- PR
Saquarema – RJ
Itanhanhém – SP
Missal – PR
Santa Helena – PR
Cascavel – PR
Palmas – TO
Maricá – RJ
Natal – RN
Recife – PE
Cabo de Santo Agostinho – PE
Fortaleza – CE
Salvador – BA