Projeto Defesa Civil nas escolas e a inclusão do tema afogamento para alunos do ensino fundamental do Ipojuca-PE

Técnicos de Defesa Civil do Município do Ipojuca- PE, capacitados pelo Curso de Emergência Aquática da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, incluíram o tema prevenção de afogamentos e inundações no Projeto Defesa Civil nas Escolas.

Segundo a responsável pela Seção de Prevenção da Defesa Civil do Ipojuca, a Srta. Gisele Teixeira, no período de 13 agosto à 08 dezembro de 2014, 10 técnicos realizaram palestras contemplando 917 alunos do ensino fundamental.

Durante as palestras, além de tratar assuntos de prevenção de Desastres relacionados com deslizamento de massas e riscos de inundação, as crianças tiveram oportunidade de aprender a fazer pluviômetros caseiros, realizar exercícios de evacuação e assistirem vídeo educativo sobre prevenção de afogamento da SOBRASA.

Tal iniciativa se deu pelo histórico de ocorrência de inundações decorrentes do Rio Ipojuca e a proximidade da comunidade com praias de grande balneabilidade como Porto de Galinhas, Maracaípe, Serrambí entre outras do município.

Dentre os objetivos do Projeto destacamos a criação de uma consciência de prevenção de acidentes e desastres junto aos alunos, visando a propagação de informações de segurança nas suas respectivas comunidades; a instrução sobre como monitorar riscos de deslizamento de massas e inundações,bem como, o que fazer em caso de emergências (preparação e acionamento de serviços) e quando voltar para casa; Dar noções gerais de segurança no lar, como problemas relacionados à choque elétrico e de prevenção de afogamentos.

André Ferraz

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com