No último sábado (10/09/2016), rolou no Aragua Surf Club da Praia Mole em Florianópolis/SC, mais uma edição do projeto SURF-SALVA da SOBRASA, que possui como objetivo capacitar surfistas e frequentadores da praia sobre prevenção, ambiente costeiro e afogamento, que é a segunda principal causa de óbitos em crianças de 01 a 09 anos e a 2ª entre jovens e adultos de 10 a 19 anos.
O curso foi contou com a participação de mais de 20 alunos entre eles: surfistas de todas as categorias dos profissionais aos iniciantes, instrutores de SUP, guarda-vidas, moradores da região e frequentadores da praia. E iniciou com a abordagem dos conceitos de afogamento, prevenção e primeiros socorros ao afogado. Os alunos também tiveram a oportunidade de contextualizar suas vivências de incidentes ocorridos.
Os participantes entenderam o papel fundamental da prevenção na cadeia de sobrevivência ao afogamento, segundo o professor de surf Tulio Koerich : “Foi dar duro para trabalhar na prevenção com orientação aos praieiros para diminuir atuação dentro d’Água.”
Na sequência, todos foram a praia para aplicar o conhecimento adquirido e a atividade finalizou com simulações de resgate com prancha onde os participantes colocaram em prática o aprendizado.
Nas palavras do surfista Adonai Guimarães “Valeu galera!! Foi demais… Agora é revisar o conhecimento e praticar sempre que puder para estarmos preparados para qualquer situação! Um grande abraço a todos e um Aloha Spirit.”
O evento também contou com a colaboração da TV Vento Sul que produziu as imagens e vídeos.
SD – Rafael Oliveira – CBMSC e SOBRASA