Convite ao Sócio Governamental

Rio de Janeiro, 9 de junho de 2013

Exmo Sr

A SOBRASA é uma sociedade sem fins lucrativos, fundada em 1995, filiada única da Federação Internacional de Salvamento Aquático – ILS – www.ilsf.org – formada por profissionais da área de salvamento pertencentes ao Corpo de Bombeiros e Serviços Municipais de todo Brasil ligados à área de salvamento aquático – www.SOBRASA.org.

A SOBRASA funciona como um conselho profissional que tem como objetivo principal prevenir afogamentos, estabelecer as melhores técnicas e uniformizar e difundir o conhecimento. Organiza em uma sociedade Brasileira única os profissionais e amadores da área de salvamento aquático. Foi fundada com o objetivo principal de reunir os serviços de Salvamentos Estaduais e Municipais e juntos desenvolvermos projetos de prevenção e técnicas que reduzam o número de afogamentos no Brasil.

A SOBRASA não faz salvamentos, tão pouco tem equipe de guarda-vidas ou salva-vidas. A SOBRASA como outro conselho Nacional reúne apenas os profissionais da área. Os salvamentos são realizados pelos serviços de salvamento.

A SOBRASA não pertence ao Corpo de Bombeiros, embora possua em sua diretoria uma maioria de militares de diferentes corporações de Bombeiros Militares Estaduais. Possui também guarda-vidas/salva-vidas civis de Serviços de Salvamento.

Nossos principais objetivos são: Reduzir o número de afogamentos no Brasil; Aumentar o relacionamento profissional entre os diferentes serviços de salvamento aquático no Brasil; Aumentar o relacionamento e a troca de informações Internacionais como representante junto a ILS; Implementar o maior número de projetos na área de prevenção de afogamentos e acidentes aquáticos; Incentivar e apoiar o estudo e pesquisas de trabalhos na área visando a redução de afogamentos; Normatizar com os Estados as técnicas, meios e formas de salvamento de vítimas de acidentes em ambientes aquáticos; Disponibilizar toda a informação necessária para todos ; Introduzir e desenvolver em nosso país o esporte Salvamento Aquático, formando equipes para campeonatos Internacionais; Promover atividades científicas, culturais, educativas e de lazer que contribuam com o crescimento do espírito de Salvamento Aquático em nosso país.

A SOBRASA, como qualquer outra instituição sem fins lucrativos necessita de recursos para pagar suas despesas administrativas como telefone, contador, hospedagem na web, informativos, palestras gratuitas, material educativo, campanhas educativas e encontros do tipo campeonatos e congressos. Para tal fim nossos recursos provem do pagamento de associados, doações, e certificações Nacionais e Internacionais.

A Diretoria constituída por 58 membros (Um Presidente, 1 vice-presidente, 8 Diretores e 21 vice-diretores) e um conselho consultivo (27 membros) é eleita em Assembléia Geral a cada 4 anos, por todos os sócios quites com suas obrigações sociais anuais. A diretoria e o conselho consultivo conta hoje com a participação de representantes de 16 diferentes estados (RJ, Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Amapá, Pará, e Distrito Federal), além de colaboradores em mais 8 estados (Mato grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Amazonas, Rondônia, Acre e Tocantins) e juntos concluiremos pelos melhores projetos de prevenção em afogamento e como resultado haverá certamente nestes próximos anos uma redução ainda mais significativa no número de mortes em nosso país. O trabalho de todos na Diretoria da SOBRASA é voluntário e sem remuneração.

Estabelecemos junto com a Federação Internacional (ILS) um programa de cursos profissionais que possibilitam os Serviços de Salvamento emitir seu próprio certificado Nacional e Internacional. Basta estar adaptado ao mínimo exigido. Estes cursos são o consenso de melhor qualidade e objetividade de currículo estabelecido por profissionais da área de salvamento aquático no Brasil e no Mundo. O certificado não é uma carteira profissional, mas têm reconhecimento técnico, guardado as legislações em cada local.

Em nossa última reunião de Diretoria ficou decidido sobre a importância de ter as Corporações de Bombeiros Militares e os Serviços Públicos Municipais como ASSOCIADOS GOVERNAMENTAIS da SOBRASA, sem ônus, estreitando desta forma os laços e os objetivos comuns que nos unem, já que 6.500(2010) brasileiros morrem anualmente afogados e a participação de vossa Corporação/serviço, como sócio Governamental será fundamental ao êxito de nossa extensa campanha de projetos na área de prevenção de afogamentos em todo Brasil e fundamentalmente reduzirá este número.

Como tornar vossa Corporação/serviço um SÓCIO GOVERNAMENTAL?
Envie-nos uma carta de solicitação ao Presidente da SOBRASA informando o interesse em filiar a vossa corporação/serviço como sócio Governamental e está feito. Para Associado Institucional o valor anual é de R$ 500,00, entretanto como a Diretoria é formada em sua maioria por voluntários Militares e Civis de Serviços Públicos de Salvamento Aquático de todo Brasil, esta associação está sendo realizada gratuitamente. Como sócio Governamental além de ajudar a reduzir o número de pessoas que morrem afogadas em todo Brasil, vosso serviço receberá um certificado de associado Governamental SOBRASA filiado a Federação Internacional de Salvamento Aquático com mais de 64 países.

Enaltecemos e fazemos questão de enfatizar, sabedores de todas as dificuldades que existem na arte de salvar, a importância que é o vosso apoio e esforço na contribuição para a união de nosso país em torno do ideal de salvar.

Respeitosamente!

Cel BM RR Joel Prates
Presidente da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático
SOBRASA

 

Solicitação de Inscrição como Associado Governamental (abra o arquivo em PDF, imprima-o, preencha-o, rubrique todas as folhas e assine a ultima, e nos envie por correio ou e.mail)

Ao Sr Cel BM RR Joel Prates,

Presidente da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA

O                                                                                                                                                               (nome do Corpo de Bombeiros ou Serviço Municipal) vem por meio desta oficializar a solicitação de tornar-se sócio Governamental da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, sem ônus a Corporação/serviço.

Como Sócio Governamental teremos direito a receber um Certificado em nome da Corporação/Serviço, e a garantia de divulgação de nossos eventos na área de prevenção e salvamento aquático, bem como a participação Institucional na home page da SOBRASA, no espaço destinado aos sócios institucionais. Tenho ciência de que nossos guarda-vidas/salva-vidas terão direitos a partir desta filiação, e após os tramites legais, a filiar-se individualmente como associado SOBRASA ou Guarda-vidas e a solicitar a confecção de suas carteiras e certificados nacionais e internacionais.

Atenciosamente!

Data,

Nome, Posto e Assinatura

Nome da Corporação/Serviço

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com