Surf-salva em Cabo Frio – Maj Fabio Braga

18° GBM – Cabo Frio realiza Surf-Salva promovendo prevenção contra afogamentos nas Praias da Região dos Lagos

O Projeto Surf-Salva visa a orientar os surfistas sobre procedimentos básicos de prevenção, resgate e primeiros socorros nas praias.
O 18° GBM – Cabo Frio, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), promoveu no último sábado (30.07), na Praia do Forte, o curso gratuito Surf-Salva.
Entre os participantes, estavam presentes surfistas e remadores de Canoa Havaiana da Região dos Lagos, bem como oficiais e praças do 18° GBM.

– A prevenção é fundamental para diminuir o número de salvamentos e óbitos em praia. Temos que estimular e espelhar a prevenção aquática para todos os espelhos de água. Gostamos muito do interesse dos alunos presentes, todos já tinham participado ou efetuado um socorro como surfista. Parabéns as instrutores – disse o Ten Cel BM Couri – Cmt do 18°GBM.

Segundo o relato do CB BM Cardoso, guarda vidas do 18º GBM

– Já fiz vários socorros em praia em que o surfista foi fundamental, por vezes avisando ao guarda-vidas ou fornecendo flutuação da vítima com a prancha até a chegada do socorro. Temos que passar essas noções para o maior número de surfista possível. “Prevenir é Salvar”

Por Maj Fabio Braga

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com