SURF-SALVA – Salvador – Set 2015

Sábado 12 de setembro foi um dia de celebração a vida!

Reuniram-se nas instalações da Capitania dos Portos da Bahia, em frente ao famoso Elevador Lacerda, que liga a cidade alta Pelourinho ao porto de Salvador e ao Mercado Modelo, (centro de compras e gastronomia baiana) e no mesmo conjunto arquitetônico onde encontra-se o Centro Náutico da Bahia, local de travessia entre a cidade do Salvador e a ilha de Itaparica, tendo como coordenada geográfica o Forte de São Marcelo, este abrigado na Baía de Todos os Santos – BTS.

Abrimos a CAMPANHA NACIONAL SURF – SALVA/BAHIA – 1a ETAPA

A primeira etapa contou com 65 inscritos entre eles, atletas amadores e profissionais de surf, instrutores de surf e SUP, Salva – Vidas, Guarda – Vidas do Grupamento Marítimo Gmar, Fuzileiros Navais, Bombeiros, velejadores, profissionais de esporte e recreio náutico.

Durante o evento foi concedida para o comandante dos Portos da Bahia uma medalha institucional ao mérito do Salvamento Aquático – SOBRASA, por abrir espaço unindo assim a comunidade das instituições públicas e privadas buscando olhar para a causa principal da campanha que é diminuir os óbitos por afogamento no Brasil.

No estado da Bahia, detentor do maior litoral brasileiro, ações com essa se faz necessária devido também ao número de horas de sol por ano, proporcionando a procura de locais para o banho de mar e práticas desportivas, e visitação por turistas de todo mundo.

O Instituto Brasileiro de Atendimento Pré Hospitalar – IBRAPH participou enviando o Dr. Leonardo Clement para abrilhantar nosso evento com uma excepcional palestra sobre Suporte Básico de Vida – SBV.

A Escola de Bombeiros Civil – 911 forneceu a segurança dos alunos com uma equipe multidisciplinar, técnicos de enfermagem, socorrista e (02) duas ambulâncias com equipamentos de urgência e emergências, oxigênio, desfribrilador externo automático DEA.

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo – SALVAMAR teve presente com a brilhante palestra do Salva – Vidas Onidio Macêdo e como instrutores os Salva – Vidas Neilton Muruci, Davi da Hora, Andre Moura, Rodrigo Vilhena e Jorge Cerqueira.
Bernardo Mussi (fundador da ACASurf – Academia de Surf do Estado da Bahia) e Jose Augusto (atual presidente da Federação Baiana de SUP) estavam presentes. Estes que em 1996 foram os responsáveis por ajudarem a introduzir definitivamente o Longboard adaptado para o Serviço de Salvamento Aquático de Salvador. Através de fotos, documentos e o projeto do curso lidos para os presentes foram iniciadas discussões para ampliarmos os ensinamentos e testar novas técnicas com outros equipamentos usados para pegar onda.

Não podemos deixar de citar o apoio da Escola de Surf Armando Daltro e da rede de lanchonetes SPEED LANCHES na pessoa do Sr. Pedro Américo Valadares.

Grato

Jorge Cerqueira

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com