AFOGAMENTOS EM PISCINAS RESIDENCIAIS – Como prevenir?

Ola pessoal, o verão chegou e com ele os riscos de um afogamento aumentam muito.

Você já se afogou? Não? Pois eu passei o maior sufoco e quase morri quando criança, não fosse por meu pai me tirar da piscina na hora exata.

Sou o Dr David Szpilman, diretor médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – A SOBRASA.

Você sabia que no Brasil 20 pessoas morrem afogadas todos os dias? E que o afogamento é a segunda causa de morte em crianças de 5 a 9 anos idade e a terceira entre 1 e 19 anos?

Pois é, nós precisamos ficar em alerta para evitar uma tragédia dentro da nossa casa.

Se você tem uma piscina em sua residência, mantenha-a isolada das crianças e use um portão que tenha uma tranca automatica.
Em piscinas nada substitui a supervisão de um ADULTO RESPONSAVEL, portanto o mais importante é manter a sua atenção 100% do tempo em seu filho.

Aqui vão mais algumas dicas da SOBRASA para evitar o afogamento em sua casa:
Ensine flutuação e brincadeiras na água a partir dos 6 meses e natação a partir de 2 anos, mas não deixe seu filho sozinho na piscina ainda que ele saiba nadar.

Caso precise afastar-se da piscina ou banheira para atender um telefone ou campainha ou mesmo pegar uma toalha ou sabonete, leve sempre seu filho consigo.

Incentive o uso de coletes salva-vidas para crianças menores e pessoas sem conhecimento de natação e não permita o uso de bóias de braço, pranchas, pneus, e bolas, elas transmitem falsa impressão de segurança.

Evite brinquedos próximos à piscina, isto atrai muito as crianças e aumenta o risco.

Sempre que usar a piscina desligue o filtro.

Aos adultos:
Não permita mergulhos de cabeça em locais raso e competições de prender a respiração embaixo da água,
evite ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes do banho de piscina, e saia imediatamente da piscina se houver relâmpagos.
Aprenda primeiros socorros e saiba o que fazer se algo der errado.

Lembre-se ainda de contratar um guarda-vidas se você for fazer uma festa com piscina em sua casa.

Foram 9 meses para seu filho nascer, anos para seu crescimento, mas basta um piscar de olhos para ocorrer o afogamento e perde-lo para sempre.

Portanto perto da água não deixe seu filho sozinho em momento nenhum.

Boa diversão e até mais pessoal!

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com