Curso de Salvamento em São Vicente atinge seus objetivos

Foi realizado neste final de semana na Praia do Gonzaguinha, com muito sucesso, o I Curso Beneficente Suprema de Salvamento Aquático 2005. O projeto arrecadou diversos quilos de alimentos não perecíveis e brinquedos que serão doados num bairro carente da cidade, e ainda formou a primeira turma de guardiões do mar, de uma série de várias outras que serão promovidas pela associação Suprema.

Para o soldado Espíndola, 32 anos, a disposição dos formandos superou suas expectativas. “Pensei que ia encontrar só surfistas, mas encontrei pessoas que nunca haviam surfado e eles me surpreenderam. Fundamentei a teoria com base no Salva-Surf e eles se saíram muito bem, pois realizaram as ações sempre com muita calma e atenção”.

E foi dessa maneira que o mecânico, piloto e empresário de jet-sky, Tonny Zuffo, 35 anos, se superou. “Consegui resgatar o “desacordado” com facilidade porque mantive a calma, apesar de não saber remar direito na prancha. Ali era apenas uma simulação, e a orientação dos soldados era bastante eficiente, bastava segui-las”, declara.

Segundo o surfista e presidente da Suprema Daniks Fischer, organizador do curso, o projeto era voltado não só para surfistas, mas também para qualquer cidadão comum. “Fiquei feliz porque lá juntamos empresários, atletas, profissionais de Educação Física, entre outros mais. Até uma advogada tinha lá. Fora o público que assistiu os procedimentos práticos”, ressalta o atleta-dirigente com muita satisfação.

As aulas foram ministradas com a parte teórica na Escola Estadual Martim Afonso no sábado, e no domingo, a aula prática na praia. Os certificados serão conferidos na próxima semana e as fotos do evento estarão também no site da associação: www.suprema.org.br.

O curso foi uma realização da Suprema, em parceria com a SOBRASA e 17º Grupamento de Bombeiros.
Apoio da Toads, Afresv, SAI e EEMA.

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com