I Simpósio de Reanimação Cárdio-Pulmonar do Amazonas

Por Professor Dr Alexandre Miranda – UFAM

Assim encerramos o I Simpósio de Reanimação Cardiopulmonar do Amazonas.

Um grande desafio capitaneado pelo Projeto ReanimAÇÃO junto ao Laboratório de Habilidades da Faculdade de Medicina da UFAM, iniciando as comemorações dos 50 anos do Curso de Medicina da UFAM. Agradeçemos aos Professores Sergio Timerman e David Szpilman que nos brindaram com excelentes exposições situando-nos nas novas Diretrizes da Reanimação Cardiopulmonar.

Segundo estado a fazer um evento desta natureza para a discussão do que mudou, o que não mudou com os olhos voltados para 2020. Time de Resposta Rápida e a Corrente de Sobrevivência no afogamento foram as duas exposições âncora do sábado, uma vez que nossos hospitais cada vez mais buscam a acreditação pela ONA e o elevado número de afogamentos apresentados 7/ 100.000 hab , muito superior a média nacional que é em torno de 2.9. Os dados foram apresentados pelo Ten Gama do Corpo de Bombeiros e pelo Dr. Szpilman.

Sem dúvida foram dois dias de troca de experiência e estreitamento de parcerias que em breve estarão sólidas gerando educação e produção científica.

Parabéns a todos os nossos palestrantes locais que contribuiram enormemente para a ampliação da discussão das diretrizes e aos alunos do Projeto Reanimação pois sem eles não teríamos conseguido o ótimo desfecho final.

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com