1° TREINAMENTO E SIMULADO DE SISTEMA DE COMANDO DE INCIDENTES DO IPOJUCA

Ipojuca, cidade de maior extensão geográfica da Região metropolitana do Recife, comporta o complexo industrial de SUAPE, mais de 70 engenhos, litoral com grande vocação turística e uma zona urbana complexa exige do poder público organização para atendimento de grandes eventos, de natureza de desastres ou não.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Defesa Social, através da sua Defesa Civil e com foco na segurança da população, organizou nos dias 13 e 14 de outubro de 2016, nas instalações do CEMEP Ipojuca, o 1° TREINAMENTO E SIMULADO DE SISTEMA DE COMANDO DE INCIDENTES DO IPOJUCA.

O evento foi conduzido pelo Voluntário de Defesa Civil, Ten Cel BM André Ferraz e contemplou pessoal administrativo e operacional Defesa Civil municipal, além de representantes das Secretarias de Bem Estar Social, Educação, Meio Ambiente/Urbanismo e Unidade de Salvamento Aquático do Ipojuca.

Foram 20 horas de trabalhos com exposição de temas, debates e exercícios de mesa simulando desastres possíveis de ocorrer no municípios, visando a ação integrada e coordenada dos órgãos envolvidos, como deslizamentos e enchentes com vítimas em áreas vulneráveis, ações conjuntas de proteção á manguezais e administração de abrigos, acidentes com embarcações de turismo no litoral.

Conceitos do Sistema de Comando de Incidente (SCI), padronização de Terminologias e como estruturar respostas ou preparar o município em grandes eventos foram alguns do pontos abordados no treinamento.

Além dos aspectos técnicos abordados, o evento foi uma excelente oportunidade de integração entre pessoal de diversos setores públicos que atendem à população diariamente, facilitando ainda mais as ações coordenadas em eventos conjuntos. Onde todos passam a ser conhecerem e saberem seus papéis dentro de uma estrutura de resposta ou preparação de desastres.

Ao fim das oficinas, os exercícios da Defesa Civil foram recolhidos para a Seção de Planejamento para subsidiar Plano de Contingência do Município e Planos de Atendimento à Incidentes para determinadas regiões.

André Ferraz
Vice-Diretor SOBRASA
Voluntário de Defesa Civil do Ipojuca

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com