Perigo no costão de pedras – como evitar!

No verão a pescaria e o andar em pedras na área oceânica aumenta muito em nossas águas, assim como os casos de mortes por afogamento.
O afogamento é muito comum entre pescadores e pessoas que se aproxima demais da agua em regiões de costão de pedras, principalmente aqueles que não sabem nadar ou confiam demais que estão seguros nas pedras.

O afogamento nestes casos é geralmente fatal e ocorre por algumas razões diferentes, tais como:
1. O anzol se engancha em alguma pedra ou galho de arvore e o pescador tenta entrar na água para recupera-lo.
2. O banhista/pescador esta em uma pedra e uma onda lava suas pernas jogando-o dentro da água.
3. O banhista/pescador não observou que havia limo nas pedras e na tentativa de ficar no melhor local escorrega e cai dentro da água.
4. E ainda quando a pescaria/banho é regada a cerveja e isto o torna mais corajoso para entrar na água mesmo não sabendo nadar.

Geralmente este tipo de afogamento acontece com adultos do sexo masculino que procuram locais isolados para a sua pescaria ou banho, e você que é pescador sabe que cada um tem um lugar mais secreto que o outro. Só que este lugar secreto fica geralmente fora da vista de todos, não permitindo portanto ajuda se necessário.

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – A SOBRASA esta aqui para lhe dar algumas dicas de como curtir seu dia de pescaria e banho sem torná-lo uma tragédia.

Quando for PESCAR OU SE BANHAR EM REGIÃO DE PEDRAS/COSTÃO
Sempre avise o local que esta indo para um parente e a hora programada para retorno.
Utilize sempre um colete salva-vidas. Isto pode fazer uma grande diferença de vida ou morte a você.
Leve sempre um amigo, pois isto aumenta sua segurança.
Antes de pescar/banhar escolha o local mais seguro em pedra – observe bem antes por pelo menos uns 30 min
Cuidado com o limo nas pedras ele pode fazer você escorregar e cair na água
No costão de praias, observe até onde as ondas estão atingindo e aonde não há limo.
Cuidado com buracos e fundos de Lodo, você pode afundar rapidamente.
Aprenda como ajudar em situações de emergência.
Leve sempre uma boia circular de isopor, isto pode salvar a vida de outro pescador/banhista

Se tomadas todas estas dicas de prevenção e você ainda sim cair na água, não lute contra a correnteza, guarde suas forças para flutuar e acene por socorro imediatamente.

Se você for socorrer alguém nesta situação, jogue um objeto de flutuação para a vítima e ligue 193 para chamar socorro profissional dos guarda-vidas.
E principalmente não tente entrar na água para salvar sem ter certeza de ser capaz disto – muitos se afogam e morrem tentando.

A dica mais importante para quem vai pescar/banhar é sempre usar um colete salva-vidas. Isto não é nenhuma pagação de mico, lembre-se que todos os Socorristas aquático do corpo de bombeiros usam um colete diariamente durante todo o serviço. Mico é não conseguir voltar para casa.

Boa diversão pessoal!

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com