Prevenção ATIVA vs REATIVA – sua importância no afogamento

🦀🐢VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DE DIFERENCIAR ENTRE UMA INTERVENÇÃO ATIVA E REATIVA EM PREVENÇÃO DE AFOGAMENTO?🦀

A linha do tempo do afogamento descreve o processo por completo, incluindo suas fases (pré-evento, evento e pós evento), os atores, os gatilhos de cada fase, as ações e as intervenções apropriadas.

A prevenção ATIVA é a nossa atuação exclusivamente no ambiente, reduzindo riscos (ex: instalação de uma cerca ao redor de uma piscina), e a prevenção REATIVA é a nossa intervenção preventiva no comportamento de risco do usuário na área aquática (um pai, impedindo uma brincadeira de caldo na piscina).
Observe que a intervenção no ambiente (ATIVA) deve ser realizada sempre antes da REATIVA, pois tem maior eficácia e menor custo a sociedade e ao indivíduo sob risco.
Isto é igual a todos os tipos de trauma e não exclusivamente ao afogamento.

Leia a publicação completa na American Journal of Emergency Medicine”
https://sobrasa.org/drowning-timeline-a-new-systematic-model-of-the-drowning-process/

Marque @SOBRASA #SOBRASA
🦀🐢💉✋
#SOBRASA #afogamento #afogado #afogamentos #salvamento #curso #primeirossocorros #davidszpilman #prevenção #resgate #SBV #ressuscitacao #guardavidas #salvavidas #inundações #enchentes #desastre #piscina #praia #rio #drowning #ahogamiento #lifeguard #bombeiro

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com