Professor morre após salvar o sobrinho de afogamento no Tocantins

Situações comuns mas evitáveis, ajudar outra pessoa em apuros na água tem um alto potencial de risco ao leigo socorrista.
Como leigo:
1. Reconheça os sinais de um afogamento. Vítimas geralmente não acenam ou pedem por socorro. Usualmente é um banhista incapaz de deslocar-se ou em posição vertical na água com natação errática.
2. Peça a alguém que chame por socorro profissional ligando 193.
3. Observe ou peça a alguém que vigie a vitima dentro da água enquanto tenta ajudar.
4. Pare o afogamento – Forneça um flutuador qualquer.
5. Tente ajudar sem entrar na água – mantenha sua segurança.
6. Forneça a vítima instrução de auto-salvamento, dando instrução de como sair da água sozinho.
7. Tente remover a vítima, sem entrar na água.
8. Use uma vara ou corda para ajudar a retirar o afogado.
9. Só entre na água para socorrer se for seguro a você, e use algum material flutuante.

Veja mais em CADEIA DE SOBREVIVÊNCIA DE AFOGAMENTO

Do G1 TO
José dos Santos, de 48 anos, morreu no rio Araguaia, em Araguacema.
Os parentes encontraram o corpo dele cerca de 3h depois do afogamento.

Um professor da escola municipal de Araguacema morreu afogado no rio Araguaia, nesta sexta-feira (18). Segundo a Polícia Militar, José Lima dos Santos, de 48 anos, morreu após salvar o sobrinho que estava se afogando. Parentes disseram à polícia que o professor “sabia nadar pouco”.

O sargento Figueiredo da PM de Araguacema disse que a família da vítima estava acampada às margens do rio Araguaia. Por volta das 14h, um sobrinho de Santos se afogou. Ele então foi tentar salvar o menino e morreu afogado. “A esposa do professor estava perto e também ajudou no salvamento. Mas, não sei como, o professor não conseguiu se salvar. O menino está bem”.
Segundo a polícia, os parentes e amigos começaram as buscas. “Eles mergulharam, usaram rede e encontraram o corpo às 17h30”. Santos foi encontrado morto a 10 metros da margem do rio. Ainda de acordo com a polícia, o local tem de 2 a 3 metros de profundidade.
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado, mas quando chegou ao local o corpo já havia sido localizado. Os bombeiros, em Palmas, disse que homens foram enviados para Araguacema para dar apoio durante a temporada de praias.

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com