Salvamento na Praia de Maresias – Cap Smicelato – SP

Salvamento na Praia de Maresias

GUARDA-VIDAS SALVAM GAROTO EM MARESIAS
Por Cap BM Smicelato
Em 16 de maio de 2004, por volta das 18:00 hs, os Guarda-Vidas de Maresias, litoral norte do Estado de São Paulo, foram acionados para atender a uma vítima que havia sido derrubada das pedras da praia de Toque Toque Pequeno por uma onda. Naquele dia o mar estava bastante agitado, com ondas de dois metros, algumas de quase três metros, dificultando o acesso ao local do acidente pelas pedras. Diante do quadro apresentado, o Cabo Cláudio Paes Barros decidiu que iria para o local com o bote inflável de salvamento junto com o Soldado Guarda Vidas Patrick Luis do Prado, apesar das condições do mar. Por terra, foram para o local os Soldados Guarda Vidas Arthur Marinho e Marcio Silva, que se deslocaram de viatura. As ondas estavam muito grande, dificultando a navegação, aliado a escuridão do entardecer; entretanto, mesmo com o risco das próprias vidas, os Guarda-Vidas conseguiram avistar a vítima próximo as pedras, tentando resistir as ondas que quebravam sobre ela, e a arremessavam de encontro as pedras. Sem exitar, o Guarda Vidas Paes lançou-se as águas e nadou para resgatar a vitima, enquanto o Guarda Vidas Patrick usava de toda a sua perícia para manter o bote em segurança entre o quebrar das ondas. Neste momento chegaram ao local os Guarda Vidas Marinho e Marcio que se lançaram as águas em apoio. Com isto, a vítima pode ser socorrida para o bote e levada a praia em segurança. Como as ondas estavam muito grandes, os Guarda Vidas saíram do mar nadando até a praia, neste momento já totalmente escuro devido a noite que se iniciava.

A vítima, um menino de 17 anos foi levado ao hospital onde foi atendido e liberado. Aos Guarda Vidas que participaram da ocorrência coube a maravilhosa sensação do dever cumprido, salvando mais uma vida. Todos foram homenageados pela câmara municipal de São Sebastião que soube reconhecer em seus bravos Guarda-Vidas o caráter destes profissionais heróis do mar.

PARABÉNS!

 

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com