Surf-Salva ALAGOAS – Surf-Salva orienta surfistas para prevenção de afogamento e salvamento seguro na praia de Jatiúca.

Sucesso total em Maceió
Por TC Reinaldo

Surf-Salva orienta surfistas para prevenção de afogamento e salvamento seguro na praia de Jatiúca.

Um dia de sol e boas ondas, mas não havia um surfista na praia de Jatiúca na manhã deste sábado, 22, pois o dia era de instrução. 26 surfistas de Maceió marcaram presença no Surf-Salva, projeto do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) que visa orientar surfistas da capital em como agir durante situações de afogamento.

O minicurso foi promovido pelo Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) e contou com instruções de atendimento pré-hospitalar em afogados, transporte de vítimas, reanimação cardiopulmonar (RCP), uso da prancha durante o resgate, entre outros tópicos.

Em uma estrutura montada no Posto Sete, os surfistas receberam, primeiramente, instruções teóricas sobre afogamento, para só em seguida, na praia, receberem as aulas práticas. Na areia, o grupo foi dividido em duas oficinas, uma na água e outra em terra firme.

“Estamos aqui também para estreitar esse canal: Corpo de Bombeiros, guarda-vidas e surfistas. O importante não é quem faz o salvamento, mas fazer o salvamento. O importante é a vida. E como o Corpo de Bombeiros não é onipresente, é movido pelo acionamento, precisa ser chamado, então os senhores podem ser esse braço, essa peça importante no salvamento de uma vida”, disse o coronel Paulo Marques, subcomandante geral do CBMAL.

Flávio Lima Leite, 34, é educador físico e, segundo ele próprio, “nascido e criado” na Jatiúca, onde surfa desde a adolescência. Ele relatou que já passou por situações complicadas na água por conta de pessoas se afogando e agradeceu a oportunidade de adquirir esses conhecimentos.

“Já tive noções de primeiros socorros devido minha grade curricular, mas nunca voltado para o salvamento aquático. Eu achei bom demais e espero que continue. Já salvei muita gente, mas foi mais pelo instinto e essa falta de conhecimento pode acarretar numa vítima. Assim, podemos unir o conhecimento com a nossa experiência dentro do mar”, disse o surfista.

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com