Vamos falar sobre COVID-19

Tudo é novo nesta crise da COVID19
o que fazer?
Como fazer?
A quem proteger?
Eu vou morrer?
Devo continuar meu trabalho como guarda-vidas?
Que risco eu corro?
Posso ir à praia, surfar, nadar?

PORQUE DESSE VÍDEO?
Resolvi fazer esse vídeo, para tentar esclarecer a minha verdade sobre o que está acontecendo, e o que podemos fazer para ter um cenário melhor.

Muitas perguntas sem respostas ou com respostas ainda pouco solucionadas geram ansiedade, o que pode ser bom se isso gera ações/intervenções. A pior coisa nesse momento é gerar pânico, com meias verdades ou informações apenas negativas de todo cenário, gerando paralisação.

QUEM SOU EU?
Meu nome é David Szpilman, sou médico há 38 anos, 35 trabalhados em CTI e emergências pré-hospitalar, especialista em afogamento com mais de 200 trabalhos científicos publicados e 650 palestras proferidas em todo mundo. Mesmo assim, te recomendo, faz uma busca na internet para ver se isso é verdade, são tantos “fake News”.

AS INFORMAÇÕES AQUI SÃO ACREDITÁVEIS?
Não é verdade ou mentira, é apenas minha forma de ver a situação neste momento levando em consideração artigos científicos, boas práticas e opiniões de especialistas no assunto. E isso tudo pode mudar adiante a luz de novas evidências.
Você pode e deve discordar e usar as informações que achar que fazem sentido e podem te dar maior compreensão e conforto ao tentar entender essa PANDEMIA.

PARA QUEM?
Estou falando a todos que tem dúvidas sobre o momento PANDEMIA que vivemos, mas principalmente a todos os meus amigos e conhecidos que gostam das atividades aquáticas, incluindo surfistas, nadadores, e outros esportes.

O QUE É?
No final de 2019, surge a COVID-19: uma doença provocada por um vírus chamado coronavírus responsável por uma doença respiratória aguda que pode levar a morte que tem maior gravidade em idosos, pessoas portadoras de doenças crônicas e uso de drogas imunossupressoras.

Siga as recomendações do Ministério da Saúde, e das Secretarias Estaduais e Municipais, que usam as informações da Organização Mundial de Saúde e as customizam com dados locais e diários, adaptados a nossa realidade brasileira é a atitude mais sensata.

Existem duas vias principais de transmissão do vírus COVID-19: respiratória e de contato.
o Gotas respiratórias são geradas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra e o consenso aponta para algo em torno de 2 m de distanciamento seguro, mas isso vem sendo questionado.
o Contato: gotas das vias respiratórias de pessoas doentes podem pousar em superfícies onde o vírus permanecerá viável, ou seja, capaz de contaminar. Não é certo quanto tempo o COVID-19 sobrevive na superfície, mas parece que varia de 2 horas a 9 dias. O tempo de sobrevivência depende de vários fatores (tipo de superfície, temperatura, umidade relativa e do próprio vírus).
o Uma pessoa infectada pela COVID-19 pode transmitir a doença a 3 a 5 outras, e isso têm um potencial exponencial de ocorrência.
Isso chama-se R3-5

O fim da pandemia só ocorrerá no momento em que uma maioria (80%?) já tiver passado pela doença (vacinação de rebanho) ou que surja uma vacina (estimativa apontam para tempo superior a 18 meses) ou a identificação de uma medicação/intervenção que possa prevenir/mitigar suas complicações (até o momento não há comprovação, mas pelo menos 15 a 20 estão em estudo duplo cego/randomizado).

VEJA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE SEGURANÇA AQUÁTICA EM TEMPOS DE COVID em https://sobrasa.org/covid-19-e-a-seguranca-aquatica/

VEJA TAMBÉM OUTROS MATERIAIS

  

Baixe em alta resolução  para imprimir

NESTE FORMATO, A ULTIMA PAGINA CONTÉM IMAGENS E LINKS PARA CADA VIDEO, GIBI, JOGOS E FERRAMENTAS DE INTERNET

#SOBRASA #afogamento #afogado #afogamentos #salvamento #curso #primeirossocorros #davidszpilman #prevenção #resgate #SBV #ressuscitacao #guardavidas #salvavidas #inundações #enchentes #desastre #piscina #praia #rio #drowning #ahogamiento #lifeguard #bombeiro #covid19 #casamaissegura

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com