5o Curso de Salvamento com Prancha em São Sebastião – SP

O curso foi aberto a todos os surfistas interessados, e voltado em especial aos instrutores de surf, já que recentemente foi aprovado uma lei na cidade exigindo dos instrutores de surf uma habilitação em atendimento de emergências aquáticas.

Com isto, SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), Salvamar do Corpo de Bombeiros e Associação de Surf de São Sebastião se uniram para auxiliarem os instrutores a oferecer mais segurança aos seus alunos e também aos banhistas.

5º Curso do Projeto Salva-Surf forma mais 40 surfistas em São Sebastião

“O objetivo principal foi preparar os surfistas para enfrentar uma situação no mar em que uma pessoa sem preparação não teria condições. O aluno formado conta com técnica para se sentir tranqüilo para salvar as vítimas de afogamento. Hoje, esses surfistas têm ajudado muito nos salvamentos”, afirmou Carlos Smicelato, surfista e Comandante do 17° Grupamento de Bombeiros Salvamar Paulista e diretor da SOBRASA, que ministrou as aulas junto com o guarda-vidas e também surfista Moraes (Dinho). “Os dois, mais uma vez, se empenharam para prestar um serviço de alto padrão em prol do surf de São Sebastião”, afirmou Gedeon Gonçalves, presidente da ASSS. “Além de ensinar salvar vidas, essa edição do curso teve como objetivo regulamentar a situação dos instrutores de surf da Cidade, pois a lei das escolinhas, aprovada pela Câmara Municipal no mês de junho, obriga a todos que atuam no setor a ter certificado de primeiros-socorros para garantir segurança aos alunos”, complementou Gedeon.

O curso foi composto de noções do salvamento aquático no mundo e no Brasil, oceanografia básica, primeiros socorros, atendimento de afogamento, e ressuscitação cárdio-pulmonar (com treinamento em manequim) no primeiro dia. No segundo dia, já na praia de Juquey, foi ministrado instruções de salvamento com prancha de surf de vitimas consciente e inconsciente, atendimento de vitimas com suspeita de lesão cervical, e novamente treinamento com manequim para ressuscitação cárdio-pulmonar.

AGASALHOS E ALIMENTOS – Todos os participantes doaram agasalhos e um quilo de feijão entregues ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião. “Também tivemos a adesão de alguns amigos universitários de São Paulo, que encheram uma kombi de roupas.

Os interessados em entrar na próxima edição devem procurar a associação de surf de São Sebastião ou o Corpo de Bombeiros Marítimo em Maresias.
O curso é gratuito.

O 5º Curso do Projeto Salva-Surf foi uma realização da ASSS – Associação de Surf de São Sebastião-SP, 17° Grupamento de Bombeiros Salvamar Paulista e SOBRASA. Patrocínio: Casa noturna Sirena e Condominium Surfshop. Apoio: FMA Notícias Assessoria de Comunicação especializada em esportes (www.fmanoticias.com.br), Alma Surf, Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, Parafinas Sticky Iirada, Desconto Card, ASCAM, Rádio Morada FM 95.5, http://gedeon.asss.nafoto.net e Federação Paulista de Surf.

Um abraço
Capitão Smicelato

Martin Leray

Martin Leray