Retrospectiva SOBRASA 2025 – Dia do Guarda-vidas – 28 de dezembro

PRÊMIO

“JORGE CERQUEIRA” a vida agradece

Concurso e apresentação das melhores ações de prevenção em afogamento 2025.

Resultado no dia do Guarda-vidas – 28 de dezembro – 19:00-20:30h, transmitido ao vivo pelo canal Youtube SOBRASA
.

PRAZO DE SUBMISSÃO DE SUA AÇÃO: até dia 05/12/25 (11:59h) para retrospectiva@sobrasa.org.

AS 10 MELHORES AÇÕES SELECIONADAS e PARTICIPANTES DA LIVE serão avisados até o dia 15/12/25 (email e/ou zap).

RESULTADO DOS VENCEDORES: dia 28/12/25 em Live via canal Youtube SOBRASA

PREMIAÇÃO

2º lugar: 400 pontos
3º lugar: 350 pontos
4º lugar: 300 pontos
5º lugar: 250 pontos
OBS: Com os pontos ganhos (1 ponto equivale a R$ 1,00), você escolhe seus prêmios entre 104 produtos que oferecemos em nosso “DOE & GANHE” (inclui despesas com transporte dentro do valor total do prêmio recebido)

O Objetivo

MOSTRAR AO MUNDO AS MELHORES AÇÕES EM PREVENÇÃO DE AFOGAMENTO NO ANO DE 2025.
Participação aberta a todos e qualquer ação presencial ou digital!

Vamos comemorar esse dia tão especial de “celebração da vida” mandando um grande abraço, gratidão e respeito ao nosso herói nacional no seu DIA –  28 DE DEZEMBRO.

A maior retrospectiva anual de resultados de prevenção de afogamento, reunindo especialistas, pesquisadores e profissionais do Brasil para discutir as melhores práticas, inovações e soluções.

Não perca essa oportunidade de mostrar ao mundo sua ação e dedicação.

JUNTOS FORTALECENDO A PREVENÇÃO DE AFOGAMENTOS NO BRASIL E NO MUNDO!

ORIENTAÇÕES PARA CONCORRER

A seleção dos 10 melhores, dentre esses os 5 premiados será baseada exclusivamente na qualidade da ação realizada em 2025 e sua apresentação dentro dos requisitos de submissão abaixo.

Envie sua ação no formato word, sem figuras ou fotos, ao email retrospectiva@sobrasa.org com seu nome completo, número de whatsApp e seu estado.

As ações devem ser sobre PREVENÇÃO EM AFOGAMENTO, em qualquer formato presencial ou digital.

Resumo Baseado em AÇÕES REALIZADAS NO ANO DE 2025
O resumo deve ter um máximo de 300 palavras incluindo o título e todo o documento (exceto o(s) nome(s) do(s) autor(es) e suas filiações.
* Título: deve ser claro, sucinto e descrever com precisão a ação realizada com um limite de 35 palavras.
* Contexto: apresente brevemente os propósitos e objetivos da ação de prevenção em afogamento.
* Descrição: descreva os principais aspectos de sua ação realizada, incluindo o contexto, intervenções-chave, atividades, população e/ou participantes.
* Lições aprendidas: apresente os achados, incluindo qualquer avaliação das lições aprendidas.
* Conclusões: explique a relevância dos achados de sua ação para a prevenção de afogamentos e destaque futuras melhorias.
Observações:

1. Cada autor pode enviar no máximo UMA ação, podendo haver coautores e colaboradores.
2. Não serão aceitos resumos da mesma ação por autores distintos.
3. A ação deverá ter sido executada em 2025.
4. Os 10 melhores trabalhos avaliados por nossa comissão técnica de 5 especialistas em ações de prevenção serão apresentados no dia 28 DE DEZEMBRO em live no canal Youtube SOBRASA.
5. Os 10 selecionados que concorrem aos 5 prêmios serão avisados com antecedência de como elaborar suas apresentações e enviá-las ao email retrospectiva@sobrasa.org ou por zap (indicaremos qual), de forma a não atrasar o andamento da LIVE.
6. O autor deverá estar presente no Zoom junto com a diretoria SOBRASA na Live para apresentar, receber o resultado e o prêmio. Será permitido um coautor representá-lo em caso de impossibilidade (não será permitido acrescentar coautor após a submissão).
7. Ação submetida deverá ser real, ou seja excecutada no ano de 2025 e não deverá ser projeto ou proposta futura. 

8. O CANAL Youtube SOBRASA estará aberto a todos que desejarem assisti-lo.

Como preparar sua apresentação, caso seja selecionado entre os 10 melhores para sua apresentação no dia 28/12/25
1. A apresentação de cada ação vencedora será realizada em no máximo 5 minutos e deverá conter no máximo 8 slides e/ou vídeo com menos de 4 minutos.
2. Insira o logotipo da RETROSPECTIVA SOBRASA e da instituição que representa o autor principal no primeiro slide.
3. Evite vídeos e apresentações muito elaboradas.
4. Nos envie sua apresentação, retrospectiva@sobrasa.org ou por zap (indicaremos qual) assim nós faremos o controle do compartilhamento
5. Teste a apresentação para cumprir exatamente seu tempo.

QUESITOS DE AVALIAÇÃO DA AÇÃO
Impacto da ação na sociedade
Importância da ação a prevenção
Novidade/originalidade/criatividade
Lições aprendidas
Conclusão e praticidade

Divulgue esse concurso e sua ação em suas redes sociais e nos marque usando o nosso selo retrospectiva com a frase “Eu te agradeço GUARDA-VIDAS por cuidar da minha segurança” e marque #RetroSobrasa2025 @sobrasa @ sobrasalifesavingsport 

DÚVIDAS ?
Pergunte no grupo Telegram SOBRASA.

conheça nosso trabalho de VOLUNTÁRIO antes de se inscrever.
1. Veja nossa Missão, Visão e Valores
2. Assista o VÍDEO INSTITUCIONAL,
3. Leia o MANUAL DE AÇÕES DOS VOLUNTÁRIOS,
4. Fique por dentro do que realizamos em 2023 – REPORTER DE ACÕES
5. Conheça o problema afogamento em nosso Boletim Anual 2024,
6. Tenha noção de prevenção, resgate e primeiros socorros em afogamento – Faça o curso gratuito.
7. Leia nosso código de ética ,
8. Conheça a jornada do Voluntário na íntegra, 
9. Ainda tem dúvidas? Entre no grupo Telegram SOBRASA, e pergunte aos outros voluntários on-line.
10. Você terá como compromisso, participar do grupo  WhatsAPP exclusivo de voluntários e reportar suas ações no Telegram SOBRASA.

Gostou e quer se inscrever? Preencha o FORMS o mais completo possível e sua resposta sairá em até 15 dias.

Em 2024, nossos 7.200 voluntários, realizaram 6.087 ações, 17 ao dia
  • 14.401 horas dedicadas voluntariamente
  • 237.712 pessoas alcançadas pelas ações
  • 713.436 familiares participando
  • 231.000 seguidores em redes sociais
  • 11,5 milhões de impressões digitais
  • 38.564 postagens
  • 1.762 reportagens em TVs, Jornais, Rádios e outros
  • 432 milhões de cobertura
  • R$ 27,5 milhões de retorno orgânico de mídias
  • Programas de Prevenção

    Programas Multi-Ações

    Ferramentas

    Campanhas de Prevenção

    Calendário SOBRASA 2025