Escalpelamento – UM GRAVE PROBLEMA QUE AFLIGE O NORTE DO PAÍS

“VAMOS REDUZIR UM GRAVE PROBLEMA QUE AFLIGE O NORTE DO PAÍS – ESCALPELAMENTO”🦀
É o arrancamento brusco e incidental do couro cabeludo (escalpo). É um problema recorrente em pequenas embarcações na Região Amazônica (Brasil), onde motores e seus eixos expostos, prendem e arrancam o couro cabeludo de mulheres que viajam nas “voadoras”. O incidente ocorre ao se aproximarem do motor, quando seus cabelos são repentinamente puxados pelo eixo. A forte rotação ininterrupta do motor enrola os cabelos em torno do eixo, arranca inexoravelmente todo ou parte do escalpo da vítima, inclusive orelhas, sobrancelhas e por vezes uma enorme parte da pele do rosto e pescoço, levando a deformações graves e até a morte.
Com apenas 5 medidas você evita esse grave incidente
1. Certifique-se que o eixo
do motor do barco está coberto (existem ONGs que oferecem gratuitamente essa cobertura);
2. Sente-se distante do eixo do motor;
3. Prenda os cabelos com boné ou lenço;
4. Se algum objeto cair no assoalho do barco não abaixe, peça para alguém de cabelo curto pegar;
5. Evite viajar deitada no barco;

PREVENIR É SALVAR – EDUCAR PARA NÃO AFOGAR

Agradecimento ao Cap Nascimento, CBMPA, por instigar a necessidade do tema e por sua colaboração e revisão no tema dessa postagem.

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com