Prevenção de afogamento em Botucatu – 2014

Com o aumento das temperaturas, piscinas, rios e praias são destinos certos de muitos nestas férias escolares. Mas a água que refresca pode também representar um grande perigo: os afogamentos.

Com o foco de prevenir este tipo de acidente, a Defesa Civil da Prefeitura Municipal, em parceria com o Corpo de Bombeiros e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), lançaram a operação “Viva Verão”.

O evento teve inicio neste ultimo Sábado, dia 27/12 com um bloqueio na Praça Emílio Peduti (Bosque), de 9 às 12 horas, para distribuição de panfletos. Ainda durante os meses do verão serão instaladas placas em pontos de maior risco como em cachoeiras da região, além de bairros como o Rio Bonito e a Mina. Em um terceiro momento, o tema também será trabalhado nas escolas do Município.

“Neste ano atendemos seis vítimas de afogamento. Destas a maioria foi atendida nas cachoeiras de Botucatu, no verão. Trata-se de vítimas jovens em situação de lazer e que normalmente não seguem as normas de segurança estabelecidas e acabam excedendo os limites permitidos. Vale ressaltar que o uso de álcool é um dos fatores de risco mais importantes na epidemiologia do afogamento”, informa a coordenadora do Samu Botucatu, Enfermeira. Priscila M. Vieira de Almeida.

“No verão, os casos de afogamento em todo o País praticamente dobram. Especialmente quando temos crianças envolvidas. O programa visa mostrar para as pessoas, os riscos do afogamento, ajudando-as a prevenir qualquer situação perigosa”, argumenta o coordenado da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva.
Os telefones para emergência são: 199 (Defesa Civil); 192 (Samu); e 193 (Corpo de Bombeiros).

Um dos grande idealizadores do movimento é o Sgt Celestino, guarda-vidas e entusiasta da prevenção em Botucatu.

Operacao_verao_campanha_prevencao_Botucatu_141 Operacao_verao_campanha_prevencao_Botucatu_14 Operacao_verao_campanha_prevencao_Botucatu_14 (5) Operacao_verao_campanha_prevencao_Botucatu_14 (4) Operacao_verao_campanha_prevencao_Botucatu_14 (3) Operacao_verao_campanha_prevencao_Botucatu_14 (2)folder_campanha_afogamento-02 folder_campanha_afogamento-01

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com