Prof Antonio Santos responde "Sua Piscina é Segura ou MAIS SEGURA?"


No Brasil, o afogamento é a segunda causa de morte em crianças de um a nove anos de idade e a terceira entre dez e 19 anos. O programa PISCINA+SEGURA foi criado para reduzir os afogamentos. As piscinas são responsáveis por 53% de todos os casos de óbitos por afogamento na faixa de 1 a 9 anos de idade.
1 – Atenção 100% no seu filho(a) a distância de um braço mesmo na presença de um guarda-vidas.
2 – Guarda-vidas certificado por entidade reconhecida para cada piscina devidamente equipado com seu flutuador de resgate ou um professor de natação com treinamento em emergências aquáticas durante o horário de aula. (Não se aplica a piscinas residenciais)
3 – Urgência – Aprenda como agir em emergências aquáticas. O uso de cilindro de oxigênio é restrito ao guarda-vidas e deve estar em local visível e a disposição na área da piscina.
4 – Acesso restrito a(s) piscina(s) com uso de grades ou cercas transparentes com portões auto-travantes a uma altura que impeça crianças de entrar no recinto da piscina sem um adulto.
5 – Sucção de cabelo e partes do corpo deve ser evitado com uso de ralo(s) anti-aprisionamento e precauções de desligamento automático ou manual do funcionamento da bomba durante o uso da piscina.

Mesmo com todas estas medidas siga as normas de segurança:
= Leve sempre sua criança consigo, caso necessite afastar-se da piscina.
= Bóia de braço ou flutuadores não são equipamentos de segurança – use um colete salva-vidas!
= Evite brinquedos próximos à piscina, isto atrai as crianças.
= Não pratique hiperventilação para aumentar o fôlego sem supervisão confiável.
= Cuidado ao mergulhar em local raso (coloque um aviso).

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secreatário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com